fbpx

20 anos no processo de comunicação. O que mudou?!

20 anos no processo de comunicação, será que muita coisa mudou?

A Ato iniciou suas atividades no ano de 1998, século passado. Na época a proposta era ser uma agência de publicidade e propaganda reconhecida em Catanduva e região pelo trabalho de comunicação diferenciado com agilidade no atendimento. Vivia-se o início da imersão da comunicação no ambiente tecnológico.


A criação já era desenvolvida em computadores por programas gráficos limitados, mas que naquele momento eram considerados revolucionários. O ambiente digital estava nascendo para os brasileiros, a internet ainda era discada e sua utilização deveria ser teoricamente rápida por conta do alto custo. Utilizava-se as mídias tradicionais para o processo de comunicação: televisão, rádio, jornal impresso, outdoor, carro de som entre outros.


O objetivo da nossa empresa era desenvolver uma comunicação eficaz para os clientes e conseguir verbas para utilizar a mídia mais importante do século passado: a televisão. Essa conquista trazia relevância, notoriedade para a agência e resultados positivos para o cliente. Neste período participamos de festivais de vídeos publicitários, conquistamos 02 prêmios da APP Ribeirão, a Associação Profissionais Propaganda. A comunicação neste período era uma via de mão única e não era possível mensurar de forma exata os resultados do processo comunicacional.

A evolução foi avassaladora e em pouco tempo o ambiente digital se tornou necessário. A comunicação se tornou extremamente rápida e a tecnologia digital possibilitou o atendimento de clientes localizados em qualquer região do país. Os programas gráficos foram aperfeiçoados, porém as mídias que predominavam continuaram as mesmas; a força do digital era pequena até meados de 2010.   


Sem precisar ano, o novo século, em suas décadas iniciais trouxe uma revolução no ambiente comunicacional. O digital se tornou o principal negócio das antigas agências de publicidade e propaganda. As práticas dos profissionais de comunicação social se transformaram.  As mídias mais importantes perderam força e, como exemplo disso temos o jornal impresso, que atualmente é uma mídia praticamente “morta”. A televisão e o rádio estão se reinventando, enquanto outros meios buscam alternativas para continuar no mercado.


A Ato passou por todas estas mudanças e transformações e foi a primeira empresa de Catanduva a olhar para o ambiente digital como o negócio do momento. Criar conteúdo, conhecer o cliente profundamente, planejar estrategicamente, posicionar o cliente no ambiente digital, desenvolver a gestão, monitorar o apelo dos consumidores e responder de forma rápida e com linguagem adequada, utilizar as métricas para criar novas estratégias e mudar constantemente o modelo de comunicação passaram a ser nosso negócio.


Orientamos os Clientes a definir seu lugar no mundo, fortalecendo e gerando relevância à sua Identidade digital.

O passado é apenas fonte de inspiração, nostalgia, registro de vida, de existência, de capacidade, de perseverança e principalmente constatação da nossa missão, que é estar sempre atualizado para atender as necessidades de comunicação dos clientes.

A Ato Identidade Digital - Seu lugar no mundo!

Cleber Peres – Sócio-Fundador