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A forma de vender e comprar mudou. Sua empresa está preparada?

A pandemia mudou drasticamente o comportamento de consumo: as pessoas priorizaram o essencial e diminuíram o impulso das compras. As lojas fechadas ou com horário de funcionamento reduzido e protocolos de distanciamento social acabaram por fortalecer o e-commerce, que registrou um crescimento de 27,6% em todo o mundo durante 2020, de acordo com o eMarketer (em inglês).

O Google realizou uma pesquisa ao redor do mundo relacionada a 3 indústrias: varejo, viagem e finanças, perguntando para os consumidores sobre seus hábitos de consumo.


Para bens de consumo embalados (alimentos, bebidas, beleza e utilidades domésticas essenciais), roupas, calçados, acessórios e home & garden, o estoque e reposição foram os principais gatilhos de compra, agora e no futuro. O maior tempo gasto em casa também surge como um gatilho de compra importante para compras online no futuro. 


A pesquisa também revela que a ferramenta de busca (com domínio do Google) é o meio mais usado pelas pessoas para compras desses produtos. Preço, vantagens e avaliações positivas são outros benefícios capazes de impulsionar a compra online. E para uma estratégia mais acertada de e-commerce, confira os 3 pontos-chave que o Google destaca:


1. Invista em multicanais: o crescimento do e-commerce não significa que lojas físicas se tornaram obsoletas. A pesquisa aponta que 56% das pessoas irão fazer compras de bens de consumo embalados na internet no futuro, sendo que a maioria delas (66%) continua planejando fazer essa compra na própria loja.


2. Forneça suporte contínuo: seja no e-commerce ou offline, as marcas precisarão fornecer suporte durante toda a jornada de compra, sempre com o cuidado de remover obstáculos ao longo do caminho. Alguns pontos de atenção levantados na pesquisa são: disponibilidade de produtos, problemas com pagamento e falta de atendimento ao consumidor.


3. Invista no seu site ou app: considerando que cada vez mais pessoas estão fazendo sua primeira compra online durante a pandemia, é mais importante do que nunca entregar uma boa experiência de compra, diminuindo pontos de fricção.


Gostou das dicas? Confira a matéria do Google na íntegra.