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O QUE É COPYWRITING E COMO ACRESCENTÁ-LO NA SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING?

O QUE É COPYWRITING E COMO ACRESCENTÁ-LO NA SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING?


Copywriting não tem tradução específica em português, mas pode ser definida como a arte de escrever de maneira persuasiva, de forma que chame a atenção da audiência e a faça praticar uma ação esperada pelo copywriter.


Você é capaz de convencer o seu público-alvo apenas usando estratégias e palavras selecionadas?

Esse tipo de estratégia é chamado de conteúdo copy e você provavelmente já ouviu falar dela, mas sabe como ela funciona na prática?

Neste post falaremos sobre o que é o Copywriting, qual é a sua importância no Marketing Digital e o que fazer para aumentar suas conversões com essa poderosa técnica.

O QUE É OU NO QUE CONSISTE A ESTRATÉGIA DE COPYWRITING?

Antes de responder a essa pergunta vamos pensar um pouco no quanto a escrita tem se tornado importante e comum em nossas vidas. As pessoas passam boa parte do dia antenados às redes sociais, como forma de entretenimento, diversão e até descanso. Se fizermos uma análise do conteúdo consumido, muitos anúncios e informações são difundidas nas redes, nas quais o texto escrito é fundamental para compreensão e/ou assimilação da mensagem transmitida.

E é nesse sentido que o propósito da escrita no marketing se relaciona ao Copywriting. Essa estratégia consiste no ato de produzir textos focados em chamar a atenção e convencer o usuário/leitor a realizar uma ação específica, como entrar na página de e-commerce, baixar um e-book ou realizar uma compra.

Dentro do universo Copywriting existem algumas palavras chaves usualmente utilizadas que ativam gatilhos mentais na audiência, despertando um senso de oportunidade e urgência. Essas palavras comprovadamente trazem mais resultados e estão relacionadas com: escassez, urgência, prova social, curiosidade; reciprocidade, novidade e inimigo em comum.

Exemplificando: imagine que você é um profissional de marketing e surge uma nova rede social. Por ser uma febre, todos estão migrando para ela, e sua empresa precisa traçar uma estratégia para esta nova rede e seus usuários.  Acontece que a nova rede social, por ser novidade e estar em franco crescimento, dispõem de informações pouco conclusivas a respeito dos usuários e suas preferências.

Você, como um bom profissional, busca por informações e percebe que existem alguns cursos sobre essa nova rede social. Veja as chamadas para tais cursos: 

Anúncio 1: Saiba tudo sobre a rede “TEXT”, a mais nova febre de usuários da internet. Curso online, gratuito, vagas limitadas.

Anúncio 2: Quer saber tudo sobre a nova rede social “TEXT”? Se inscreva em nosso Webinar gratuito, onde nossos especialistas explicarão como montar uma estratégia de sucesso. Corra, as vagas são limitadas e estão esgotando rapidamente.

Qual anúncio parece mais atrativo para você?

O anúncio 2 desperta um senso de urgência pelo uso das palavras “Corra” e “vagas limitadas”, além de trazer mais informações e disponibilizar um Webinar gratuito. Essa opção consegue vender melhor a ideia de que após o webinar você será capaz de montar uma estratégia de sucesso. Estes anúncios foram apenas exemplos, mas um profissional de marketing digital especialista em conteúdo copy sabe identificar rapidamente anúncios com “copys” bem feitos.

BOAS PRÁTICAS DE COPYWRITTING

A seguir vamos mostrar algumas boas práticas de Copywritting para serem levadas em consideração.

1 – Conheça seu público.

Conhecer o público é essencial, afinal como você irá oferecer algo a ele ou convencê-lo a realizar alguma ação, se não conhece suas necessidades, interesses e preferências?

Ao conhecer bem a sua Persona, você conhece em qual parte da jornada ela está e o que ela busca e necessita, naquele momento. Com essas informações é possível produzir um conteúdo específico para essa persona e produzir um copy compatível com os desejos e dúvidas das suas personas, se comunicando com elas de maneira mais eficiente.

2 – Prove e mostre resultados

Ao identificar o problema da sua Persona, é necessário apresentar uma informação ou anúncio que lhe ajudará a solucionar um problema. No Copywriting você deve focar na dor da sua Persona, cutucar a ferida e logo em seguida oferecer a solução.

Aqui o objetivo não é ser desleal ou provocar desconforto, mas construir empatia junto ao seu consumidor e mostrar para ele que você entende pelo que ele está passando. Mais que isso, mostrar que pode ajudá-lo a resolver aquele problema ou sanar aquela “dor”.

3 – Repita quantas vezes for necessário

Sabe aquela história “a gente memoriza por repetição”? Pois bem, a repetição é muito eficaz quando se trata de influenciar o seu leitor por meio do copy. Quando repetimos uma informação, isso transmite segurança e reforça a mensagem, provando que você acredita naquele conteúdo. Você pode utilizar a repetição com diferentes argumento e ideias, criando histórias e apresentando depoimentos de clientes reais, por exemplo.

4 – Crie uma História – Storytelling

Criar e desenvolver uma história tem um poder imenso em relação ao público, pois a história pode captar a atenção, gerar empatia, influenciar, criar proximidade e agregar valor ao produto, serviço ou informação que se pretende divulgar.

Busque criar histórias com a qual o seu consumidor se identifique, inserindo as necessidades da sua persona por meio de estratégias e conhecimentos sobre marketing de conteúdo. Quanto mais informações conseguir adquirir sobre seu público, maior a chance de atingir seu consumidor.

5 – Ofereça algo limitado e exclusivo

Ao limitar as inscrições, o tempo de promoção ou até mesmo o período gratuito dos produtos e serviços oferecidos, você gera um sentimento de urgência no consumidor. Além disso a sensação de exclusividade gera interesse nas pessoas e um sentimento de que conseguiram algo especial.

6 – Se antecipe aos porquês e objeções

A partir da definição da estratégia de Copywriting, você já conhece bem a sua Persona e entende como ela pensa e vê as coisas. Com isso, saberá quais são suas objeções e dúvidas sobre o assunto, ficando mais fácil criar conteúdo copy que elimine esses questionamentos.

Dessa forma você evitará cometer erros ao formular o seu Copywriting, pois já criará alternativas para possíveis questionamentos.

7 – Prognósticos

O prognóstico é uma previsão baseada em fatos ou dados reais e atuais, que pode indicar o provável estágio futuro de um processo. Ajude o seu potencial cliente a projetar o futuro após adquirir o produto ou serviço oferecido.

Exemplo: Adquira nosso e-book sobre a Jornada do Cliente e entenda por definitivo quais são os caminhos que seu cliente percorre antes de comprar o seu produto/serviço.

Isso sugere ao leitor que, ao ler o conteúdo sobre o assunto, as dúvidas sobre a Jornada do Cliente deixarão de existir, aumentando a credibilidade da estratégia. Faça a audiência vislumbrar o futuro baseado nas credenciais e na experiência que você oferece!

EM RESUMO, QUAL A ESTRUTURA DE UMA ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO COPY?

A estrutura de uma estratégia de conteúdo copy, pode ser composta pelos seguintes elementos:

– Uma estratégia de Copywriting é composta pelos seguintes elementos:

– Objetivo

– Definição da persona

– Promessa de benefício para o cliente/consumidor

– Suporte para desenvolver um trabalho completo e determinação da linguagem conforme o        perfil do público.

Em relação aos elementos, o mais importante de uma estratégia de Copywriting é a promessa de algum benefício para o consumidor, ou seja, o valor que o produto/serviço poderá agregar na vida dele. Além disso, busca-se criar um produto que seja capaz de gerar identificação no cliente.

A estratégia de Copywriting é ideal para quem busca criar, de fato, um produto condizente com o perfil do consumidor, bem como orientar a equipe de trabalho de acordo com regras claras e precisas. Isso possibilita um serviço mais assertivo e eficiente.

Por Nathalia Favareto – Analista de Marketing Digital na Ato Identidade Digital