notícias

PC do futuro poderá funcionar na velocidade da luz

19/05/2015

Você já imaginou ter um notebook tão rápido que possa atingir a velocidade da luz? Os pesquisadores da Universidade de Utah já. Eles criaram um dispositivo minúsculo que processa dados de computadores milhares de vezes mais rápido do que os PCs tradicionais.

 

Os cientistas desenvolveram um divisor de feixes que cria raios de luz 50 vezes mais finos que um fio de cabelo. Isso significa que esse dispositivo é tão pequeno, que ele poderia caber dentro de um único chip de computador.

 

Diferente dos PCs atuais, em que o processamento de dados é feito por elétrons, o novo dispositivo usa fótons (partícula elementar da força eletromagnética) para disparar as informações.

 

O que essa descoberta constitui para o usuário? Que, em um futuro próximo, os computadores pessoais poderão funcionar na velocidade da luz.

 

A luz é a coisa mais rápida que um ser humano pode utilizar para transmitir informações. “Mas esse dado tem de ser convertido para elétrons quando entra em seu laptop. Assim, quando essa conversão acontece, tudo fica mais lento”, explicou Rajesh Menon, professor de engenharia da computação da Universidade de Utah, em um relatório sobre a pesquisa.

 

Segundo Menon, o divisor de feixes de luz poderá ser produzido para supercomputadores e grandes centros de processamento de informações em menos de três anos.

 

Um dos benefícios do aumento da velocidade nos PCs, smartphones e tablets é que a bateria dos dispositivos também aumenta. Assim, caso o divisor seja produzido em larga escala, os aparelhos eletrônicos não precisarão mais ser recarregados depois de poucas horas de uso.

Credito: Exame.com.br

venha nos visitar

Nosso endereço
Catanduva, SP
Rua Alagoas, 662, Centro
CEP 15801-310
Nosso telefone 17 3521 2181
Ato Comunicação