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O novo profissional de marketing

20/05/2015

Como o cruzamento de tecnologia e marketing está criando um profissional mais conectado à inovação
O segundo dia do ProXXIma 2015, 19, começou com palestra sobre o futuro do CMO, conhecido no Brasil como o cargo Diretor de Marketing. Estiveram presentes no painel André Nigro (Diretor de CRM, Marketing & Commerce da SAP Brasil), Fabio da Fonseca Pessoa (Head de Tecnologia da Informação da ASICS Brasil), Fernando Moulin (Diretor de Negócios Online da Telefônica|Vivo), Paula Nader (Diretora de Marca e Marketing do Santander) e Marcelo Dadian (Head da Rossi Omni), cada um falando dos desafios deste novo cenário em suas respectivas áreas de atuação. Embora estejam em setores distintos como o bancário, telefonia, vestuário e imobiliário, há um ponto de convergência entre estes profissionais que cruzam o marketing com tecnologia dentro das empresas.

 

Todos os participantes do painel foram categóricos em dizer que, para o marketing, o momento é de unir a Jornada do Consumidor em diversas mídias/plataformas. É importante, para as empresas, estar presente em todos os momentos desta jornada. Para Paula Nader, do Santander, o processo de marketing efetivo é utilizar a inteligência de dados para manter os cadastros dos clientes limpos e com informações corretas. É desta forma que o banco consegue atingir o consumidor com mais eficiência. Em 10 anos, Paula não acredita que o mesmo profissional irá tocar marketing e tecnologia no setor bancário.

 

Para Marcelo Dadian, da Rossi Omni, os processos de inovação precisam ter tecnologia envolvida, por isso o profissional de TI dentro das empresas se torna um amigo importante para o profissional de marketing. Para o setor imobiliário, o objetivo é colocar tecnologia em cada ponto da jornada do consumidor.

 

Fernando Moulin, da Vivo, falou que o setor de operadoras de telefonia está antenado nesta nova realidade onde o marketing depende da tecnologia e das informações coletadas por ela. Na Vivo, a área de analytics alimenta o desenvolvimento de ações da marca e aprimora a relação com o consumidor. “Gerenciamos hoje 36 canais e temos 7 perfis definidos para a jornada do consumidor. A operadora consegue personalizar toda a jornada? Não, mas nós queremos fazer isso primeiro, ser líderes. A pergunta no momento é ‘Como entregamos nossa proposta de valor para o cliente?”.

 

Para Fábio da Fonseca, da Aisics, os hábitos de consumo mudam constantemente e é preciso acompanhar as preferências dos clientes. A tecnologia auxilia neste processo dentro de uma empresa. “O TI não pode mais ser visto como o nerd, ele precisa buscar sinergia com todas as áreas”, diz. “Dentro da Aisics isso já funciona de forma natural, organicamente”, complementa. Perguntado se a existência de um profissional de marketing que domina toda a parte tecnológica, e que entenda todos os seus processos, ajudaria nesta mudança de cenário, Fonseca disse que “Não. A complementação é o fator chave, a integração. É preciso trabalhar de forma integrada".

 

André Nigro, da SAP, disse que a empresa está sempre antenada na necessidade de seus clientes para transformá-las em produtos. Embora não seja possível criar uma solução completamente personalizada para cada cliente, estar próximo deles e perceber algumas necessidades em comum é essencial para este novo cenário.

 

Por fim, a discussão de diferentes pontos de vista serviu para mapear os desafios do Diretor de Marketing no cenário em que a tecnologia e as informações do mundo digital são importantes para guiar estratégias e entender melhor o cliente e sua jornada.

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