O Podcast no Marketing Digital

Podcast é um conteúdo em áudio, que funciona como uma espécie de “programa de rádio sob demanda”, disponibilizado através de um arquivo ou streaming que pode ser acessado por meio de agregadores, aplicativos e em diversos dispositivos.


Gosta de ler, mas está meio sem tempo? Ou está interessado um algum assunto, mas hora que pesquisa no Google dá de cara com aquele texto enorme sobre o assunto e desiste ou salva nos favoritos para ler depois?

Imagine então que a empresa que criou o conteúdo tenha sido a sua e a pessoa que desistiu do seu texto seja seu potencial cliente. Ele não leu o texto, talvez tenha salvo, mas não chegou a ler, ou ainda buscou por algo mais resumido; caso ocorra essa situação você possivelmente perdeu um cliente. O formato Podcast pode solucionar essas dores!

Não posso simplesmente mudar o texto?

Não há uma fórmula para o texto perfeito, mas ele precisa ser, didático, explicativo e fácil de ler. Mas isso é pauta para uma outra matéria, sobre composição de texto. Aqui queremos discorrer sobre como você pode ajudar seu potencial cliente a entender melhor seu produto ou serviço. E nesse caso que tal usar o Podcast como uma ferramenta de marketing digital?

O que é um Podcast?

Podcast é um conteúdo em áudio, que funciona como uma espécie de “programa de rádio sob demanda”, disponibilizado através de um arquivo ou streaming que pode ser acessado por meio de agregadores, aplicativos e em diversos dispositivos.

 O formato vem ganhando força no país, e hoje o catálogo de podcasts conta com “canais” que tratam sobre os mais diversos assuntos e temas. Você pode ouvir o que quiser, na hora que bem entender. Basta acessar e clicar no play ou baixar o episódio.

Podcast e o Marketing Digital

O Podcast é uma ferramenta que está caindo no gosto do brasileiro e a facilidade de acesso para quem ouve e para quem cria conteúdo faz do podcast um formato a ser explorado pelas empresas. O engajamento gerado permite que o seu conteúdo se espalhe com rapidez e atinja pessoas de todos as regiões do país.

Mas para criar um canal de podcasts é necessário o planejamento correto. Definir o público que deseja atingir, os temas a serem abordados, fazer uma pesquisa prévia, criar pautas, editoriais, roteiros e cuidar da qualidade do áudio são fundamentais para que o conteúdo produzido seja apreciado.

Benefícios do Podcast

  • O conteúdo pode ser ouvido em qualquer lugar
  • O usuário pode ouvi-lo enquanto faz outras atividades
  • Possibilidade de escolha de temas diversos
  • É acessível a todos os públicos

Saber usar o Podcast a favor da sua empresa/serviço/marca tornou-se um recurso poderoso quando seu objetivo é gerar lucro e engajamento por meio do marketing digital. Afinal, na correria do dia a dia, nada como podcasts sobre diferentes temas para agregar conhecimento, nos entreter e relaxar.

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Por Nathalia Favareto

Analista de Marketing Digital na Ato Identidade Digital

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