Erros do Marketing Digital

Os erros no ambiente digital são comuns, já que investir na grande rede se tornou indispensável para marcas que desejam atingir seu público e interagir com o mesmo.

Quando falamos em marketing digital através das mídias digitais há alguns aspectos que merecem atenção. Listamos alguns erros de marketing digital que são comumente cometidos pelas empresas que estão adentrando nesse mundo digital

Não planejar

É importante saber de onde está saindo, onde quer chegar e em quanto tempo. Resultados que só são possíveis através de planejamento, objetivos e informações que contém a base para medir os resultados da campanha.

O planejamento evita perder o foco da ação em si, pois ajuda a mapear os resultados mostrando o que pode ser alterado. Afinal, essa é uma das grandes vantagens de aplicar o marketing digital, conseguir mensurar, fazer testes e alterações quando a estratégia não está atingindo o resultado esperado.

 Não saber quem é o seu público-alvo

Uma estratégia eficiente de marketing digital exige conhecimento do público e de suas dores. Saber quem exatamente eles são e quais são as suas necessidades facilita o planejamento das estratégias e do conteúdo. Definir a persona é obter um perfil de cliente típico. Na persona estão as principais características dos seus compradores, como sexo, idade e região, mas principalmente os seus hábitos de consumo e as suas preferências pessoais.

Não produzir conteúdo relevante

O conteúdo é o que irá atrair e fazer com que os usuários se tornem clientes. É através dele que você mostrará que pode solucionar o problema de seu potencial cliente da melhor maneira e divulgará os benefícios do seu produto ou serviço.

Fazer um conteúdo que agrada ao dono da empresa ou o responsável pela criação não necessariamente agradará o público com quem busca relacionamento.

Ignorar as palavras-chave

As palavras-chaves funcionam como um caça palavras no banco de dados do Google, e para que seu conteúdo fique melhor ranqueado no maior site de pesquisa do mundo é essencial investir em otimização. A produção de conteúdo relevante já é uma das técnicas de SEO (otimização para mecanismos de busca) e a utilização de palavras-chave é outra.

Quando traçado um mapeamento de palavras-chaves, é possível saber quais são os termos mais utilizados pelos usuários durante suas buscas, após isso basta utilizar essas expressões nos seus textos para que ele possa ser ranqueado, tornando-se mais fácil ser descoberto em rede.

Não mensurar ações e tráfego

Como já mencionado acima, poder mensurar os resultados a curto/médio prazo é uma das vantagens do marketing digital. Através do monitoramento é possível visualizar se a estratégia traçada está funcionando. 

Um dos grandes erros do marketing digital, e muito comum, é focar nas métricas de vaidade, como quantidade de curtidas ou seguidores. Esses números não indicam, de fato, como o seu plano tem gerado oportunidades para o seu negócio.

O marketing digital é trabalhado em cima de conhecimento e métricas, e quanto mais você conhecer sobre seu produto/serviço e focar nas necessidades e dores do seu público, identificará mais facilmente os erros que sua campanha possa estar apresentando e alterá-los.

 

Gostou de conhecer alguns erros de Marketing Digital? Quer evitá-los? Entre em contato conosco, FacebookInstagram ou LinkedIn.

A Ato ID está preparada para te atender e solucionar qualquer dúvida.

Por Nathalia Favareto

Analista de Marketing Digital na Ato ID

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