O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketig é toda e qualquer estratégia de marketing que tem como objetivo atrair o cliente sem interrompê-lo.


O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing digital que vem sendo trabalhado já há algum tempo pelos profissionais do ramo. A estratégia tem como foco em atrair o cliente através da produção de conteúdo, agregando valor ao oferecer informações relevantes para o potencial cliente.  A ideia é gerar conteúdo sem interromper a experiência do usuário. Ou seja, anúncios pagos, propagandas de televisão e outdoors não podem ser considerados Inbound Marketing.

O termo começou a ser usado a Brian Halligan, cofundador da empresa Hubspot, em 2009. O Inbound Marketing também é conhecido como Marketing de Atração e possui 03 grandes pilares para atrair o público: SEO, Conteúdo e Estratégia em Redes Sociais.

Por que surgiu o Inbound Marketing?

Quanto tempo você consegue ficar na frente da televisão assistindo a todos os comerciais enquanto espera seu programa voltar sem mudar de canal? Você pode até não mudar de canal, mas está com o celular na mão e completamente focado com o que está na pequena tela? E as propagandas do Youtube? Você assiste aos 30 segundos completos ou não vê a hora de acabar aqueles 5 segundos para pular o anúncio?

O Inbound marketing surgiu porque o consumidor está cansado de ser interrompido quando está em meio a um processo. O consumidor sabe que ele tem o poder de escolha e isso nunca foi tão certo quanto agora.

O Inbound quer ajudar o potencial consumidor a encontrar o que precisa de maneira natural, e isso ocorre por meio de SEO, Marketing de Conteúdo e de Estratégias nas redes sociais.

SEO ou Search Engine Optimization (otimização das ferramentas de busca) são técnicas utilizadas para que seu conteúdo seja encontrado e ranqueado pelos motores de buscas (ou sites de buscas) como o Google, por exemplo. Ter um site/blog e não utilizar técnicas de SEO prejudica sua visibilidade nas redes.

Marketing de conteúdo consiste em produzir e distribuir conteúdo de qualidade que seja relevante para o público, com o intuito de atrair e agregar valor para a empresa/marca. Esse conteúdo pode ser distribuído em um blog, redes sociais, e-mail marketing, e-books, etc.

Adotar estratégias em redes sociais significa ter um editorial de publicações, pautas e um planejamento definido, com o intuito de divulgar de maneira mais eficiente o produto ou serviço e mostrar autoridade no que faz.

Como trabalhar com o Inbound Marketing?

O Inbound marketing trabalha com foco na geração de leads e na nutrição deles através de um funil de vendas.

Funil de Vendas?

Conhecido também como pipeline, o funil de vendas é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente, desde o primeiro contato dele com a empresa até o fechamento do negócio.

É formado por um conjunto de etapas e gatilhos cujo objetivo é dar suporte à jornada de compra das personas de uma determinada organização.

Esse trabalho é realizado através da produção de conteúdo e distribuição nas redes sociais, no qual o consumidor fará parte de um processo de conhecimento e entendimento do produto/serviço, para depois chegar a um conhecimento da empresa e assim efetuar uma compra.

Ou seja, ele passará pelas 4 fases do funil de vendas: Atrair, Converter, Vender e Encantar.

Atração

Nessa etapa o cliente é atraído a conhecer mais sobre o seu negócio por meio de conteúdo relevante.

Conversão

 Essa é a parte em que os visitantes, já estão próximos do seu negócio e é a hora de transformá-los em leads e potenciais compradores.

Venda

Pronto, o potencial cliente já conhece a sua marca, seu produto, já pesquisou seus concorrentes e está a um passo de fecha a compra e é nesse momento que você deve mostrar o seu diferencial para a solução do problema dele.

Encantamento

 A venda não é o final do processo, ela é apenas mais uma etapa para o Inbound que prega um relacionamento duradouro, no qual sua empresa oferece o suporte necessário para o cliente. Isso irá gerar satisfação e “encantar” o seu cliente, que poderá fazer indicações a outras pesssoas.

Porque o Inbound é importante?

Muitas pessoas fazem pesquisas na internet buscando solucionar suas dúvidas, e podem se deparar com um problema que ela não sabia que possuía. Ao detectá-lo, tentará de todas as formas solucioná-lo. É aí que o Inbound Marketing entra.

Ele trabalha desde o reconhecimento do problema até as possíveis soluções, ajudando o seu potencial consumidor a chagar nas mais diferentes maneiras para resolver seu problema. Durante esse processo, o Inbound trabalha com captação de leads em troca de algumas informações, como por exemplo:

Carlos possui um restaurante mexicano e quer saber quais são as bebidas não típicas do México que combinam mais com as comidas do seu restaurante. Você, especialista em bebidas, cria um conteúdo com 5 bebidas não típicas que podem ser servidas como acompanhamento em pratos mexicanos. Carlos lê o seu conteúdo, gosta e nota que ao terminá-lo você está oferecendo a ele um guia de “Como combinar bebidas e comida”.  Carlos então se interessa , solicita o material e em troca fornece algumas informações, como nome, e-mail e telefone, por exemplo.

Pronto, Carlos se tornou um lead.

O Inbound espera o cliente dar o sinal para que a empresa saiba a hora de entrar em contato com ele e tudo isso através do funil de vendas. Ao oferecer seu e-mail, Carlos está dizendo a você que está perto de efetuar uma compra, dependerá de você saber a forma de contatá-lo.

A ideia não é mais interromper as pessoas, mas atrai-las e fazer com que elas gostem da sua marca e lembrem de você em um momento oportuno.

Alguns benefícios do Inbound Marketing

  • Alcance do público certo
  • Aproximação dos clientes
  • Maior poder de persuasão
  • Ciclo mais curto de vendas
  • Diminuição de custos
  • Mensuração de resultados em tempo real
  • Trabalha o reconhecimento da marca

Diferença entre o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo

A definição de Marketing de Conteúdo é parecida com a do Inbound, então vamos lá;

Marketing de Conteúdo é um conjunto de estratégias que visa produzir conteúdo interessante, relevante, de qualidade e que solucione os problemas do público. Também trabalha o posicionamento da marca e a percepção de mercado na cabeça do cliente, e assim como o Inbound, busca atrair pessoas até a marca.

Onde está a diferença?

No Marketing de Conteúdo os conteúdos são promovidos para que gerem engajamento, interações ou qualquer outro tipo de envolvimento com a marca, enquanto o Inbound tem um foco mais voltado para a geração de leads e sua movimentação no funil de vendas.

Por: Nathalia Favareto
Analista de Marketing Digital na Ato Identidade Digital

Quer mais informações? Entre em contato conosco!

Fonte: RD

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s