Qual a influência do Marketing Digital sobre o negócio e a marca?

A influência do marketing digital nos negócios está relacionado em criar um relacionamento com o seu público – alvo(Persona), desenvolver a identidade da seu negócio, ajuda a fidelizar o seu cliente e a suprir a necessidade de sua Persona de modo que ela entenda mais sobre seu negócio e seus valores.


O Marketing Digital tem se tornado a estratégia preferida pelas empresas e marcas, pois estar presente no ambiente digital tornou-se fundamental. Mas ainda há muitas dúvidas sobre o que devemos esperar do marketing digital, como ele pode influenciar o crescimento de um negócio ou o que ele acrescentaria para uma marca.

Marketing Digital é um conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Listamos abaixo algumas estratégias que uma marca pode trabalhar utilizando o Marketing Digital que tem influência direta sobre o negócio.

Estratégia de Branding

 Nessa estratégia é trabalhada a divulgação da marca de várias formas, com o objetivo de torná-la conhecida e fixá-la na mente do público-alvo.

Uma estratégia de branding busca “cuidar” de praticamente tudo o que está relacionado a uma marca. O papel do branding é pensar na marca a partir de toda a sua complexidade, envolvendo linguagem utilizada e posicionamento perante a sociedade.

Fidelização de Clientes

O Marketing Digital é um conceito mais humanizado e voltado aos clientes e potenciais clientes. Busca-se entender o cliente, sabendo que estes não querem apenas consumir produtos/serviços, eles querem ser ouvidos e esperam boas experiências com as marcas. O ambiente online contribui sobremaneira para criar esse tipo de relacionamento, fortalecendo laços e contribuindo com a fidelização, caso o marketing seja bem feito.

 No ambiente digital existe espaço para avaliações, dúvidas, reclamações, sugestões, comentários; ou seja, feedback constante e muitas vezes imediato.

Buzz Marketing

Buzz Marketing é uma estratégia de marketing focada em gerar comentários e opiniões, sem que haja investimento para isso.  Tem como objetivo principal chamar a atenção das pessoas, buscando uma espécie de boca a boca online, afinal não tem nada melhor que ter seu produto/serviço divulgado pelas pessoas sem precisar contar com investimentos financeiros para que isso ocorra.

Essa estratégia demanda um esforço contínuo para manter a qualidade do produto ou serviço oferecido, para que o consumidor avalie positivamente sua marca nos fóruns e mídias sociais.

Atrair Clientes

Ao investir em Marketing digital sua empresa não está investindo apenas em uma estratégia, mas sim em geração de credibilidade. Pode-se utilizar inúmeros canais e ferramentas disponíveis para a atração e prospecção de novos clientes.  Essa prospecção em algumas empresas chega a ser o principal fator de geração de novos negócios.

Clientes Segmentados

A internet permite segmentar o público-alvo e direcionar a estratégia de marketing para o público que tem interesse pelo que você oferece.

É possível identificar a buyer persona (perfil do consumidor da sua empresa) a partir de um estudo do mercado, do histórico de vendas, fatores internos e externos da empresa e claro, de seus clientes.

Uma estratégia de marketing digital bem estruturada foca em 3 principais pontos-chaves, que são: Atrair, Reter e Fidelizar.

Atrair

No marketing digital nem sempre é a empresa que vai atrás do cliente, apesar desta ser uma estratégia importante e eficaz. A principal busca deve ser: gerar conteúdo, alimentar as mídias sociais e blogs com assuntos relevantes a sua buyer persona, para que o mesmo possa encontrá-lo e se interessar pelo seu produto/serviço através das informações que você disponibiliza para ele.

Seu potencial cliente será atraído para a sua empresa pelo conteúdo e pelas ações que ela realiza pela internet.

Reter

A retenção de cliente no marketing digital ocorre por um esforço constante para gerar novos conteúdos constantes, para que assim possa nutrir o relacionamento criado com o potencial cliente.

Alguns exemplos: e-mail marketing, vídeo, ebooks e webinar.

Fidelizar

A fidelização de um cliente começa quando esse entra em contato com a empresa pela primeira vez. Nessa fase, a produção de conteúdo continua sendo importante, assim como o contato que se mantém como o cliente, o envio de manuais de uso ou curiosidades sobre o serviço, lançamentos e estudos de caso que mostrem experiências positivas com o produto.

A base de uma estratégia de marketing digital é a produção de conteúdo. Um conteúdo baseado em um planejamento alinhado com a estratégia, que gere autonomia, solucione as dores do seu potencial cliente e tire as dúvidas do mesmo é o ponto chave do marketing digital bem sucedido.

Ainda tem alguma dúvida de como o Marketing Digital pode influenciar de forma positiva o seu negócio? Entre em contato com nossa equipe.

Veja também nosso artigo sobre Marketing Digital para Pequenas Empresas

Em que podemos te ajudar? Ato ID! Seu lugar no mundo!

Por: Nathalia Favareto

Analista de Marketing Digital a Ato ID.

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