Hashtags: O que é, e qual a sua importância no Marketing Digital?

As Hashtags são hiperlinks criados para classificar e agrupar determinados assuntos e/ou postagens com temas específicos agrupando-as. Um modo facilitador de pesquisar e ver o que está sendo comentado em relação ao que está sendo procurado.


As Hashtags, as famosas palavras acompanhadas do jogo da velha“#”, com certeza são um dos mistérios para quem está iniciando no mundo digital e até mesmo para quem já está presente nele. Qual a eficiência delas? Geram resultado de fato?

Originalmente criado para o Twitter em 2007, como uma forma de agrupamento de mensagens que permitia buscar conteúdo com temas específicos nas redes sociais, as hashtags não perderam a essência e continuam com essa função. No entanto, elas sofreram algumas evoluções e hoje são utilizadas em diferentes plataformas digitais, como Facebook e Instagram, como uma forma de chamar atenção e também para agregar assuntos e conversas de relevâncias globais.

Mas afinal, o que é a Hashtag?

Quando a hashtag é utilizada ela é transformada em um hiperlink, que ao ser pesquisado, é possível ver todas as pessoas que utilizaram a mesma hashtag ao redor do mundo. Ou seja, quando você escolhe uma palavra para descrever o conteúdo postado, ele é automaticamente adicionado a um grupo de pesquisa daquela palavra.

Dessa forma, as hashtags tornaram mais fácil e possível, agrupar diversos conteúdos sobre um determinado tema, assim como unir pessoas com mesmas ideias, trabalho, gostos, etc.

Por exemplo, caso esteja interessado em o que as pessoas estão comentando ou postando sobre Marketing Digital, você pode facilitar a busca nas redes sociais digitando apenas #marketingdigital. Legal, não é?

Qual é a importância do uso das hashtags no marketing digital?

Ao fazer uma postagem e colocar uma hashtag com a palavra ou as palavras que identificam e classificam a publicação, você está informando para aquela rede social sobre qual assunto está tratando, e que pessoas interessadas naquele assunto poderiam ser levadas até seu conteúdo.

O algoritmo do Instagram, por exemplo, usa a hashtag para identificar o assunto ao qual aquela publicação se refere. Já o algoritmo do Facebook utiliza as Hashtags para classificar as publicações. No Twitter, as hashtags são usadas para “categorizar” e “etiquetar” posts sobre determinado assunto, sendo que as mais populares aparecem em lugar de destaque.

No Facebook, o posto com a hashtag fica armazenado e só pode ser encontrado quando a postagem for pública. Do contrário, ele não poderá ser indexado nas buscas. Quando clicado no link criado pela palavra ela busca resultados de páginas e postagens referentes a palavra em questão. Seja em nome de usuário ou em publicações que também a utilizaram.

No Twitter, as hashtags são usadas para “categorizar” e “etiquetar” posts sobre determinado assunto e as mais populares aprecem em lugar de destaque.

As hashtags também informam a rede, para quem deve ser distribuído o conteúdo gerado, de forma que o enviará apenas para pessoas que se interessem no assunto. Ou seja, ao usar a hashtag estará selecionando o público que ela irá atingir.

Sem dúvida as hashtags são uma excelente estratégia para dar visibilidade a sua marca e aumentar o alcance orgânico e gerar envolvimento nas publicações, principalmente no Instagram.

Como escolher as Hashtags?

Pesquise e verifique quais seriam aquelas mais adequadas para o seu conteúdo, e dentro destas quais as mais populares e buscadas. Utilize o próprio buscador do Instagram ou Twitter para isso, pesquisando na aba de hashtags ou de busca.

Outra dica que é sempre escolher uma hashtag que está sendo muito utilizada, principalmente para posts no Twitter.

Já no Instagram utilizar uma Hashtag que não é tão conhecida pode ser uma boa estratégia.

 É possível descobrir quantas pessoas utilizaram a hashtag quando digitada para adicionar no post.

Exemplos:

No Instagram ao indexar a hashtag, ele apresenta a quantidade de vezes que ela foi mencionada, além de sugestões relacionadas. O Instagram permite até 30 Hashtags, mas o recomendado é utilizar entre 5 e 10 hashtags.

Uma coisa bem única das hashtags no Twitter é a possibilidade de utilizá-las para criar sessões de perguntas e respostas sobre um determinado assunto. Essas sessões são chamadas de Twitter Chats, e podem ser uma grande oportunidade para realizar networking com pessoas interessadas em certos assuntos.

No Facebook, quando procurar conteúdo com uma determinada Hashtag, o algoritmo te mostrará primeiro as pessoas que estão próximas de você, amigos, seguidores, amigos de amigos, que por algum motivo utilizaram a mesma palavra. Somente depois ele apresenta que as páginas e posts relacionados.

Mais Dicas de como usar hashtag

1-Use Hashtags Curtas

Não há a necessidade de colocar uma frase inteira em uma única hashtag, assim como também não precisa colocar cada palavra da fase separadamente. Pense no contexto, no significado como um todo e utilize palavras-chaves simples.

2 – Use uma hashtag que esteja de acordo com o tema do post

Procure não fugir do assunto do post e da sua empresa/produto. Usar alguma hashtag só porque viralizou ou está sendo muito pesquisada será pouco eficaz para a disseminação do conteúdo.

3 – A ortografia é importante

Assim como nos posts, artigos ou em qualquer outro texto produzido a ortografia correta é extremamente importante nas hashtags. Por isso confira e releia após digitá-la, um pequeno erro de digitação pode tornar o objetivo da sua hashtag um fracasso.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as Hashtags e qual a sua importância para o marketing nas redes sociais, utilize-as em sua próxima publicação e comece a dar mais atenção a esse elemento.

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Por: Nathalia Favareto – Analista de Marketing Digital na Ato Identidade Digital

Referências

Rock Content

Academia do Marketing

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