Qual o conteúdo ideal para minha empresa?

Não há um conteúdo padrão a ser seguido, mas o ideal é que ele impacte os visitantes tanto no site como nas redes socais. Por isso, algumas regras devem ser seguidas, como por exemplo, disponibilizar conteúdos relevantes, de acordo com a necessidade do seu público e sempre buscar solucionar os problemas da persona de forma prática.


Seja qual for o segmento da sua empresa, principalmente se é você gerencia as redes sociais delas, existe sempre uma dúvida: Que conteúdo postar?

Então vamos lá, existe um conteúdo “correto”?

Não há um conteúdo padrão a ser seguido, mas o ideal é que ele impacte os visitantes tanto no site como nas redes socais.

Impactar de que forma?

Esse efeito será notado caso sua audiência melhore na internet e seu público interaja com as publicações. O conteúdo deve apresentar aquilo que seu público busca, pois geralmente o cliente tem um “problema” ou um “desejo” e que deseja “solucionar” da forma mais prática e rápida possível – e é isto que procura na rede.

Por isso antes de pensar no seu conteúdo você tem que pensar no seu público, conhecer as suas dores e problemas, saber o que a sua empresa pode oferecer a ele. As pessoas buscam primeiramente por informações. Essas informações por sua vez podem ser dúvidas que ele tenha, que poderão ser solucionadas através de seu produto ou serviço. Por isso é importante que mostre informações exatas do que sua empresa oferece.

Nós aqui da Ato ID selecionamos alguns tipos de conteúdo que sua empresa pode explorar.

Conteúdo educativo

 Esse tipo de conteúdo é informativo e sempre ensina algo. Conteúdos assim são os mais eficientes para fazer as pessoas visitarem o seu site e compartilhar nas redes sociais, além de gerar autoridade para a marca e cria uma conexão com o público.

Levar uma informação baseada em formato de conselhos práticos ajuda os leitores a interpretarem melhor a solução de sua busca.

Para a elaboração desse tipo de conteúdo, o material pode abordar temas variados, como, exemplificar conceito de determinado assunto, dar instruções de uso ou como executar uma tarefa, listar passos de como resolver determinado problema e até mesmo assuntos educativos sobre o produto ou serviço de sua empresa, entre outros.

Conteúdo divertido

Aborda imagens ou histórias engraçadas que sejam capazes de entreter o usuário. Como memes, fatos divertidos, quebra-cabeças, questionários, entre outros. Nesse caso o conteúdo não precisa estar diretamente relacionado ao seu produto, mas é necessário atrair a atenção e criar um relacionamento de confiança e proximidade. Esse tipo de conteúdo é muito utilizado para atrair o público e se aproximar dele. Mas cuidado, não abuse demais, pois mesmo com toda a interação você continua sendo uma empresa e possui um objetivo.

Conteúdo visual

Infográficos e tabelas visuais são geralmente muito eficientes para apresentação de dados. Com o auxílio de recursos visuais, eles têm sido uma ótima maneira de resumir aquele conteúdo que se deseja passar e transmiti-lo de forma prática.

Conteúdos como esses estão em alta, pois transformam a maneira de ler os mais variados assuntos, tornando-os mais interativos e menos cansativos, além de serem mais fáceis de serem armazenados na memória.

Conteúdo inspirador

 É aquele que traz histórias de vida, citações ou depoimentos. Eles são muito bem recebidos pelo público pois as pessoas compartilham com o intuito de ajudar ou aconselhar o próximo. A sua empresa pode aproveitar esse tipo de conteúdo, mas é necessário ter cautela e adaptar o mesmo com a proposta sua marca oferece. Por isso é sempre necessário conhecer seu público alvo e suas necessidades.

Conteúdo de conversão

Conteúdo para gerar leads (potenciais clientes). Estes podem gerar oportunidade de negócios para sua empresa. Com esse tipo de conteúdo, você precisa despertar o interesse do seu público-alvo para que ele realize uma determinada ação, e dessa ação pode resultar uma ou mais vendas, além de um novo cliente.

Geralmente está presente quando se assinamos um newsletter, participamos de um webinar exclusivo, assistimos vídeos, baixamos um ebook, entre outras ações.

E então, se identificou com algum conteúdo? Após conhecer o público e escolher o tipo de conteúdo a ser utilizado com mais frequência, nada impede que sua empresa diversifique e teste outros conteúdos para ver como a audiência irá reagir.

Aqui em nosso site temos também um post com um infográfico com Dicas de Conteúdo para te auxiliar.

Solicite um cotação para a sua empresa

Referências:

Tech4biz

Por: Nathalia Favareto

Analista de Marketing Digital na Ato ID.

 

2 comentários em “Qual o conteúdo ideal para minha empresa?

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