O que é Buzz Marketing?

Buzz Marketing é uma das várias ações de marketing que tem como objetivo disseminar a propaganda de um produto. O Buzz Marketing pode ser aplicado para aumentar o engajamento e o reconhecimento da marca.


Sua empresa quer gerar engajamento no mundo digital? O Buzz Marketing pode ser adotado, pois trata-se de um conjunto de estratégias e ações que ajudam a aumentar o engajamento e também o reconhecimento da marca.

O termo “Buzz” do inglês e significa “algo que cria estímulo, animação ou simplesmente burburinho” e, de maneira geral, é isso o que uma empresa procura quando está gerando conteúdo para o universo digital.  Publicações que gerem comentários, curtidas e compartilhamentos, vendas e que falem de sua marca de maneira “natural” através dessas ações.

Os meios mais utilizados para a prática das estratégias de buzz Marketing são as redes sociais, alas de chat, comunidades online, fóruns e blogs.

Dentro desse contexto o buzz marketing tem como foco chamar a atenção das pessoas para a sua marca, como uma boca a boca online, que pode ultrapassar a barreira da internet e virar assunto em uma roda de amigos(as), por exemplo.

Marketing Digital e Buzz Marketing

No marketing digital você cria conteúdo para falar diretamente com as personas “selecionadas”, mediante direcionamento. Já no buzz marketing a comunicação é direcionada para diferentes pessoas, atingindo até mesmo aquelas que não conhecem seu produto, e isso pode ser interessante!

Montando uma estratégia de Buzz Marketing

Para uma estratégia de Buzz Marketing é preciso levar em consideração o produto a ser divulgado e considerar os perfis dos consumidores.

É preciso criar eventos ou experiências que inspirem as pessoas a contarem o que vivenciaram. É importante investir energia, tempo, imaginação e informação para que as notícias se espalhem.

Segundo o publicitário Mark Hughes em seu livro Buzzmarketing, existem certos assuntos que, ao serem trabalhados, ativam um botão automático nas pessoas, que fazem elas discutirem a respeito desse assunto. Segundo ele os assuntos são:  o tabu, o incomum, o extraordinário, o chocante, o hilário e o segredo.

 O tabu abrange crenças e assuntos de certa forma “proibidos”, como por exemplo assuntos que geram controversas e opiniões diferentes nas pessoas.

O incomum é algo que foge dos padrões cotidianos. Nesse caso o incomum pode ser um produto inovador que se diferencia da sua categoria.

O extraordinário é quando é possível presenciar algo incrível, cuja a satisfação apenas por ter tido o privilégio de presenciar já traz satisfação ao cliente.

O chocante está relacionado a tudo aquilo que seja possível de impactar o espectador, de forma positiva ou negativa.

O hilário: quantas vezes alguém já compartilhou algo que fez você sorrir? Acredito que sua resposta foi “muitas” e esse é o poder do “botão do hilário”. Ele prende a sua atenção e faz com que você se divirta e compartilhe o conteúdo logo em seguida.

O segredo está relacionado ao suspense a respeito de algo. Você já ficou curioso para saber o sinal de um filme e só continuou assistindo por isso? Esse é o segredo, ele prenderá a sua atenção e irá fazer você falar sobre o assunto até que descubra a história toda.

Exemplos: Final de Game of Thrones; Vigadores, exemplos que geram engajamento e fazem muitas pessoas produzirem conteúdos falando sobre o assunto.

Buzz Marketing x Viral Marketing

Para falarmos sobre as diferenças entre buzz e viral marketing vamos entender primeiro o que é o Viral Marketing.

No marketing viral o objetivo é que o conteúdo seja compartilhado até alcançar o maior número de pessoas possíveis. A estratégia do marketing viral não está voltada para gerar discussões sobre determinado assunto, apenas para alcance.

O buzz marketing, por outro lado, tem foco no criar um diálogo, um debate sobre uma marca ou algo relacionado a ela.

A diferença primordial entre os dois tipos de marketing é o nível de controle que pode ser obtido pela marca. No buzz marketing a discussão e a divulgação são controladas num planejamento estratégico, enquanto no marketing viral, apesar de também haver planejamento, as coisas ocorrem de maneira mais natural.

O Buzz Marketing é uma ferramenta poderosa nas mãos de uma equipe de marketing qualificada. Pois ao ser trabalhada de maneira correta ela pode gerar reconhecimento da sua marca, fazer as pessoas falarem sobre ela, além de gerar engajamento e audiência para suas redes sociais.

 

Alguma dúvida de que um Buzz Marketing pode trazer resultados incríveis para a sua empresa?

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Por: Nathalia Favareto

Analista de Marketing Digital na Ato ID.

REFERÊNCIAS

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