Hábitos de Consumo dos Millenials e Geração Z

 

Entendendo sobre as gerações

Millenials – A geração millenials, também conhecida como geração Y, é a geração que se desenvolveu na época em que ocorreu os grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Os millennials presenciaram uma das maiores revoluções na história da humanidade, a Internet e uma de suas principais características é sempre estar conectados a ela, valorizam crescimento profissional e novos desafios, são ambiciosos e buscam novas tecnologias.

Geração Z – A geração Z é constituída pelas pessoas que nasceram durante o advento da internet. Essa geração é a geração que não consegue se imaginar em um mundo onde todas as coisas não estejam conectadas em um ambiente online, e com troca instantânea de informações, pois já cresceram com ele prosperado e ativo. Suas principais características são ser cidadãos do mundo, forte responsabilidade social e ambiental, necessitam de interação por isso, estão sempre conectados e são acostumados a processos rápidos.

As duas gerações possuem semelhanças e algumas empresas tratam ambas como iguais, criando estratégias semelhantes para atrais esses públicos. Mas é importante enfatizar que há diferenças entre eles, já que Millenials são pessoas de idade de 19 a 30 e a Geração Z, tem de 11 a 18, desse modo há a necessidade de produzir conteúdo que converse com cada um desses públicos. Afinal há uma diferença entre interagir com público adolescente e interagir com o público adulto.


Hábitos de consumo Millenials

Geração responsável pelo crescimento do e-commerce. A Millenials confia muito mais nos dispositivos eletrônicos para fazer compras e de acordo com pesquisas mais de 70% dos millenials faz compras pela internet e compram em média uma vez por mês.

Eles gostam de conteúdos autênticos e originais, coisas fantasiosas ou coisas editadas, não são com eles. Para essa geração o que vale são histórias e benefícios reais de produtos ou serviços, por isso, não são influenciados por uma publicidade que não é autentica. Consultam a internet antes de efetuar uma compra, 93% dos millenials pesquisam em blogs, resenhas e leem comentários antes de efetuarem a compra, diferente das gerações anteriores, eles não acreditam nas mídias tradicionais.

Estabelecer um relacionamento com as marcas em uma rede social é de estrema importância para eles e aumenta a probabilidade deles se tornarem clientes, sendo essa a melhor forma de atingir essa geração. Eles querem cooperar com as empresas na criação dos produtos que eles consomem, querem estar envolvidos nesse processo e quando uma marca consegue construir uma conexão forte com um indivíduo dessa geração, ele se torna consumidor leal e tendem a continuarem a usar seus produtos conforme forem envelhecendo.

Hábitos de consumo Geração Z

A geração Z, por serem ainda muitos jovens entram como potenciais consumidores quando o assunto é e-commerce, no entanto, é possível afirmar eles utilizarão muito mais esse método de compra que os Millenials, efetuando muito mais compras online no futuro.

O marketing que mais os atraem é o Marketing de Influência, por isso estratégias com influenciadores digitais funcionam com esse público. A Geração Z, veem os influenciadores digitais como ídolos, papéis a serem seguidos e de fato seguem suas opiniões. Segundo um relatório do Google, mais de 70% da geração assistem e acompanham os youtubers, vendo essas personalidades como pessoas mais relevantes e influentes do que as celebridades tradicionais.

É geração mais está presente na internet, e segundo a Forbes eles estão presentes em muito mais canais que os Millennials, pois enquanto esse último, costuma navegar em média por até 3 telas ao mesmo tempo, a Geração Z fica presente em até 5 telas. O conteúdo aqui também tem que ser autêntico e independente, no entanto eles vão muito além. Histórias inventadas e Photoshop, não funcionam com eles, pois querem mesmo é saber da história por trás da marca, conhecer e se relacionar com a mesma. Por isso, têm a tendência de preferem produtores e serviços locais, pois gostam da transparência da marca e com sua atitude em relação ao mundo.

Se compararmos bem os hábitos de consumo das duas gerações é possível ver o quão
diferente uma estratégia de marketing precisa ser para alcançar uma dessa gerações. Pois, a Geração Z, tem preferencias diferentes dos Millenials e vice-versa. Aqui, não pode ser usado uma estratégia voltada para uma única geração e esperar atingir a outra, pois não irá funcionar.

Nesse caso é necessário entender o seu produto e o público que ele realmente atinge antes de montar uma estratégia, graças a redes sociais, a distância entre empresas e cliente é menor, algo que ambas a gerações prezam, pois, essa aproximação preenche lacunas e incentivam o consumidor a interagir com a marca.

Aqui na Ato Identidade Digital, nosso trabalho é realizar esse mapeamento de gerações e empresas para definir a melhor forma de falar com esse público. Criamos personas, baseadas em pesquisas, a fim de produzir e entregar um conteúdo certo para as pessoas certas.

Esperamos ter ajudado você a entender as diferentes entre os nossos futuros maiores públicos de consumidores.

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