5 Razões para realizar o monitoramento de suas mídias.

Sua empresa tem contas nas principais mídias sociais, posta conteúdo sobre produtos e atividades dela. Mas e a análise e monitoramento sobre as informações que são compartilhadas, também é realizado?

monitoramento das redes sociais

O monitoramento de redes sociais é uma importante vertente relacionada ao marketing digital que muito se desenvolveu nos últimos anos. E a principal razão se deve ao alcance e à importância que as mídias sociais ganharam quando o assunto é o posicionamento de marca e o relacionamento com o cliente.

A Ato ID separou 5 razões do porquê esse monitoramento é importante:

Conhecimento sobre a sua empresa

Por meio do monitoramento a empresa consegue identificar os possíveis pontos de melhoria no seu negócio, ou tem a certeza de que estratégia adotada está funcionando. Além da possibilidade de monitorar os seus concorrentes.

Conhece o seu público

As mídias sociais aproximam a empresa de seus consumidores, com feedbacks quase que instantâneos. Fica mais fácil identificar possíveis tendências de mercado e influenciadores de sua marca. O seu público tende a dizer o que quer e o que espera de sua empresa, portanto a análise traz insights e oportunidades de mudança do conteúdo, para que esse esteja alinhado desejos de seus consumidores.

Gerenciar crises com mais rapidez e assertividade

Com os já citados feedbacks rápidos, dá pra saber quando um cliente não ficou satisfeito com o produto ou serviço e agir para solucionar o problema com rapidez e eficiência. Essa ação gera resultados positivos para a marca, ao passo que ignorar um comentário insatisfeito pode causar má avaliação e transtornos para a empresa.

Mensura e aperfeiçoa campanhas de marketing online

Nas mídias sociais, cada ação gera uma reação que pode ser analisada em tempo real. Essas informações podem ser muito benéficas para planejar melhor suas campanhas, direcionando para o público correto, tornando a publicidade mais assertiva e os gastos menores.

Tira as dúvidas da sua persona

Os consumidores têm utilizado das redes sociais para tirar dúvidas sobre determinado produto ou serviço e saber se o que deseja foi aprovado por quem já usou. Os usuários costumam fazer perguntas diretamente nas páginas das empresas, geralmente para outros usuários. Se sua empresa estiver atenta e responder prontamente as dúvidas, ela com certeza ganhará pontos.

Resumindo: as redes sociais possibilitam a aproximação da empresa e de seus clientes, mas ao mesmo tempo a deixa exposta a qualquer tipo de interação que o usuário deseje fazer, positiva ou negativamente. O monitoramento e análise permitem saber se a estratégia utilizada está gerando resultados em termos de alcance e vendas, além de permitir à empresa conhecer melhor ser público e saber que estão falando sobre a sua marca. Isso é essencial em uma estratégia de marketing digital.

Por: Nathalia Favareto

Analista de Marketing Digital na Ato Identidade Digital

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