Como funciona o Marketing de Influência?

O Marketing de Influência consiste em uma estratégia de ações focadas em engajar a audiência e divulgar o seu produto por meio de pessoas públicas que exerçam influência sobre potenciais consumidores dos produtos no ambiente online.


As empresas sempre estão buscando “influenciar” o hábito de consumo de seus consumidores. Estes, por sua vez, estão sendo cada vez mais influenciados por alguém que admiram em determinado segmento. Portanto, partindo destas premissas, podemos dizer que uma marca que realiza parceria com os influenciadores certos, de acordo com seu público, certamente alavancará vendas.

Essa estratégia vem se modificando e se adaptando em conjunto com a evolução da comunicação. Nos anos 90, com o auge da televisão, eram as novelas que ditavam moda e tendências da época. Hoje o conceito e a estratégia são praticamente os mesmos, mas abordados de uma forma diferente para alcançar o mesmo objetivo.

O Marketing de Influência surgiu como uma estratégia relevante e eficiente, e influenciadores são o novo Marketing boca a boca da Geração 4.0. O uso dessa estratégia tem sido cada vez mais comum, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados na escolha da pessoa que deverá transmitir valores da empresa.

O que é Marketing de Influência?

O Marketing de Influência consiste em uma estratégia de ações focadas em engajar a audiência e divulgar o seu produto, serviço e marca por meio de pessoas públicas que exerçam influência sobre potenciais consumidores dos produtos no ambiente online.

Considerando isso, podemos dizer que o marketing de influência nada mais é que a parceria entre a empresa e o influenciador que têm potencial para divulgar a sua marca.

Como trabalhar com os Influenciadores?

Uma estratégia com influenciadores pode ser elaborada através de agências especializadas que facilitam o relacionamento entre as partes, elabora todo o planejamento, etc. No entanto, caso sua empresa deseja começar a investir e testar antes de contratar uma agência, daremos algumas dicas para montar o seu próprio planejamento.

Saiba qual o seu principal objetivo de ação

Com em todo e qualquer ação de marketing é preciso primeiro saber qual será o objetivo da empresa em relação a ação. O que ele quer alcançar com uma estratégia de Marketing de Influência?

Alguns objetivos podem ser:

  • Reconhecimento da marca
  • Aproximação com a audiência
  • Aumentar a presença digital
  • Gerar leads
  • Aumentar as vendas

Tipo de Estratégia

Aqui você escolherá o modo como seu produto será apresentado, ou seja, o formato em que o influenciador apresentará o seu produto.

  • Imagens
  • Vídeos
  • Campanha

A estratégia também está voltada a escolha das redes sociais que serão usadas: uma, duas, em todas, assim como a quantidade de postagens, uma por dia, uma por semana, intercalando vídeo e fotos. Tudo deve estar especificado na estratégia.

Nós aqui da Ato ID sugerimos que sejam realizadas no mínimo 6 meses de postagens diretas, em pelo menos duas redes sociais. Pode ser um por semana. Isso porque esse é o tempo mínimo para que as pessoas comessem a associar o produto.

Tipos de Influenciadores

Como já foi citado antes influenciadores são pessoas que possuem relevância e audiência no digital e por isso são capazes de atingir em grande massa pessoas de determinados nichos.

A escolha dos influenciadores terá que estar de acordo com a estratégia utilizada, assim como com o objetivo e também a relevância no meio do produto/serviço a ser “divulgado”.

Segue abaixo alguns exemplos de influenciadores

1 – Celebridades

Podem ser divididos em dois grupos

Primeiro grupo: Aquelas celebridades que todo mundo conhece, mas que não possuem uma conexão com a sua marca. Esse tipo de influenciador é ótimo para gerar reconhecimento de marca, porém não necessariamente gera vendas.

Segundo Grupo: Celebridades que tem tudo a ver com o seu produto/serviço e utilizam o mesmo em seu cotidiano. Aqui também entram as pessoas que todo mundo conhece, porém a diferença com a primeira é que ela tem tudo a ver com a sua marca e seu mercado. É o influencer perfeito se sua empresa tem possibilidade de investir alto nesse tipo de estratégia.

2. Autoridade

Como o nome já diz nessa categoria entram influenciadores que tem autoridade em determinado assunto, são especialistas, publicam livros, sabem exatamente do que estão falando.

3. Micro influenciadores

Os micro influencers não possuem status de celebridades, mas tem uma audiência relevante, engajada e constante, sem contar que a relação dele com a audiência é de confiança e proximidade. São ótimas escolhas para micro e pequenas empresas por exemplo que quer ter um alcance mais local.

Outro ponto positivo é que sua estratégia pode trabalhar com vários micro influenciadores diferentes.

4. Jornalista

Esse tipo de influencer tem perfil analítico e procura ser imparcial em sua cobertura. Na verdade, é exatamente por isso que o público confia em sua opinião.

5. Público interno

Já pensou em transformar os seus funcionários em influenciadores? Eles são os que mais conhecem do seu produto, serviço, e sabem como é trabalhar para a empresa. Se essa pessoa não ficar constrangida diante das câmeras e com o devido direito de uso de imagem, é uma ótima opção para transmitir a credibilidade da empresa e engajar o público.

Escolhendo o meu Influenciador

Analise o perfil do influenciador

Conseguir inúmeros seguidores é fácil hoje em dia o difícil é possuir seguidores que engajam e confiam no que a pessoa vende. Avalie pelo menos as últimas 10 publicações, caso contrate uma celebridade, a reputação dela no momento também é importante. Se pergunte ele está ligado ao meu nicho? O que as pessoas estão falando dessa pessoa no momento?

Lembre-se de que a sua marca transferirá seus valores para a pessoa, assim como a pessoa transferirá os valore para a marca.

Escolha de um Influenciador errado, o que pode acarretar?

Quando falamos em influenciadores digitais, falamos em qualidade, valores e confiança, pois a influência dessas pessoas na maioria das vezes é gerada através de conexões emocionais. A escolha de uma pessoa que não tem afinidade nenhuma com seu produto, empresa ou valores será facilmente detectada pelos usuários, que poderão até deixar de consumir seu produto.

E então gostou do artigo? A Ato ID trabalha com influenciadores, entre em contato, tenho certeza que podemos te ajudar!

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Por: Nathalia Favareto

Analista de Marketing Digital na Ato ID!

Referências:

RD

Neil Patel

Inovação Sebrae

Sentimonitor

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