O que é Outbound Marketing?

Outbound é uma fora de trabalhar as estratégias de marketing de uma empresa. É conhecido também como marketing tradicional, pois utiliza as formas de campanhas e publicidades tradicionais em conjunto com as digitais.


A aquisição, fidelização e prospecção de clientes são processos que nunca morrem dentro de uma empresa que almeja o crescimento e adquirir cada vez mais clientes é o que tornam esses processos mais importantes para qualquer negócio. Afinal de contas, o cliente é o principal ativo da empresa e o que trará lucro real.

E é dentro desse processo que o outbound marketing está incluído o de prospectar clientes de forma direta, ou seja, não é o cliente que vem em busca da empresa e sim a empresa que busca pelo cliente.

O que isso quer dizer?

Imagine que você esteja assistindo televisão na sua casa, o seu programa, série ou até mesmo esporte, em algum momento a programação terá um intervalo e nesse intervalo começa a passar um comercial de uma concessionária de carro, por exemplo. Se caso você não queira ver o comercial terá que mudar de canal ou desligar a televisão, correto?

Isso é o que é chamado de outbound marketing, ir até o consumidor e interrompê-lo em alguma tarefa que ele esteja executando, seja em casa, na rua ou no trabalho, através de Flyers; Outdoors; Mala direta; Banners; Spots em rádios; entre outros.

Enfim, todo tipo de informação e ou divulgação de um produto ou negócio que não foi pedido a permissão do consumidor para chegar até ele é considerado outbound marketing.

No Outbound Marketing a divulgação é feita sem a prévia autorização do receptor, do espectador para ser exposta.

O termo é um termo utilizado pelos profissionais de marketing ao longo do tempo e faz parte de uma estratégia de marketing tradicional, que foca na dispersão da marca ao invés de focar em público-alvo específico.

Características do Outbound Marketing

  • Prioridade: Divulgar a marca, produtos e serviços;
  • Características: baixo engajamento, ativo, objetivo, de captação e direto;
  • Métodos: Publicidade paga, propagandas e propagação de forma abrangente;
  • Público: Generalizado, massificado e heterogêneo;
  • Comunicação: Feita em uma via de mão simples; na qual a empresa utiliza um “megafone” para falar.

Ferramentas Utilizadas no Outbound

  • Google Adsense,
  • Facebook Ads,
  • Propagandas na TV aberta e fechada,
  • Patrocínios (times, eventos, programas, entre outros);

Outbound Marketing também é utilizado na internet?

Sim, uma estratégia de outbound marketing também pode ser montada para ser utilizada na internet e é importante deixar claro que ele também está presente nos meios onlines. Como por exemplo, nos anúncios antes ou durante os vídeos do Youtube/Fecabook. Um banner de algum produto ao visitar um site ou blog e até mesmo aqueles anúncios na lateral da sua página do Facebook, faz parte de uma estratégia de outbound marketing.

Qual é a diferença do outbound e do inbound marketing?

O Inblound Marketing trabalha com estratégias de marketing digital voltada para atrair o cliente até a empresa, ou seja, sem interrupções. O inbound joga a isca para que o cliente veja, se interesse e venha atrás de empresa, sempre focando no potencial consumidor (Persona), e assim sempre trabalha com público-alvo segmentado.

O Outbound Marketing trabalha com estratégicas opostas as utilizadas no Inbound marketing, ou seja, ele vai até o cliente para ser visto, chamando a atenção do mesmo e abordando-o. O Outbound marketing também trabalha a segmentação do público que deseja abordar, no entanto, em algumas estratégias acaba atingido públicos que não são potenciais consumidores, como por exemplo, os comerciais de televisão, outdoors, banners, etc.

Outbound 2.0

O chamado outbound 2.0 atinge diretamente o público que deseja dentro da segmentação, como o inbound, mas em contrapartida interrompe a experiência do mesmo como nos casos dos anúncios em Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, Youtube, entre outros.

Além de atingir o seu público ideal, a estratégia de outbound marketing 2.0 é mais barata que investir em um comercial de televisão por exemplo, que atingirá um público amplo sem segmentação e que não virá a se tornar consumidor.

Em nenhum momento queremos dizer que propagandas em televisão, radio, etc, não são viáveis ou vantajosas, muito pelo contrário, são e muito, basta olhar o quanto que uma empresa investe para estar no intervalo do Jornal Nacional ou do Fantástico, por exemplo. Assim, como a estratégia de inbound e outbound podem ser sim tão vantajosas quanto, por isso o mais importante é sempre escolher uma estratégia de marketing, seja, inbound, outbound ou outbound 2.0, que esteja atrelado a seus objetivos, metas e principalmente ao seu orçamento.

Algumas diferenças entre uma estratégia de outbound marketing e inbound marketing


OUTBOUND

1- Foco na propaganda ativa e na divulgação direta do produto.

2-Comunicação em sentido único.

3-Prospecção ativa (flyers, chamadas frias, spots e anúncios de mídia.

4-Marketing de interrupção.

INBOUND

1-Foco no conteúdo em educar e entreter o público.

2-Comunicação em duplo sentido, entender o possível cliente e ouvi-lo.

3-Clientes atraídos por ferramentas de busca e referências em mídias sociais.

4-Marketing de permissão.

Vejo nosso artigo sobre Inbound Marketing e tira suas dúvidas sobre essa estratégia que tem crescido cada vez mais  

Três vantagens do outbound marketing

1- O Retorno é mais rápido

O outbound marketing consegue atingir o público de imediato, ou seja, assim que a empresa decide prosperar e investir em campanhas outbound, tornando o retorno de investimento mais rápido.

2- Pede mensurar

Quando trabalhado com anúncios pagos nas mídias digitais é possível analisar e mensurar os resultados das campanhas, assim como as tendências, o comportamento dos clientes e assim poder comparar o retorno do investimento.

Com isso é possível fazer alterações e tomar decisões embasadas em dados coletados e utilizá-los nas próximas campanhas.

Por outro lado, quando a campanha de outbound marketing é realizada em outdoors, televisões, panfletos, spots, etc, o “poder mensurar” pode ser uma desvantagem da aplicação dessa estratégia, pois é praticamente impossível medir o retorno do investimento através dessas mídias.

3- Assertividade de contato

Quando falamos em propaganda, é comum que no Outbound Marketing a empresa converse com todo mundo, mesmo que não seja seu público-alvo. Nesses casos, a assertividade é menor em campanhas não mensuráveis, como televisão, rádios, etc.

Mas nem só de propaganda e campanhas de vendas diretas o outbound está ligado. Quando a empresa opta por realizar as chamadas venda complexas, aquelas com múltiplas etapas e que necessitam de ações pontuais para escoarem pelo funil, vencendo as barreiras que estiverem neste caminho o outbound marketing se torna mais efetiva, pois esse tipo de proceso de vendas exige uma ação menos passiva da empresa interessada em oferecer seus produtos. A abordagem mais agressiva, necessária nessas situações, é típica do Outbound Marketing.

A junção de inbound + outbound

Quando falamos em uma estratégia de marketing ela tem, como sempre costumamos dizer, que estar condizendo com o planejamento e objetivos da empresa, de acordo com os prazos e investimento disponível.

No entanto é muito normal uma empresa ou marca mesclar as duas estratégias de marketing e assim atingir clientes a curto, médio e longo prazo, afinal uma estratégia não anula a outra, mas pode sim complementar.

O que vai guiar principalmente a junção dos dois modelos será principalmente o perfil do seu cliente (que chamamos de Persona), a jornada de compra desta Persona, o ticket médio da empresa, o funcionamento interno do time de marketing e vendas e, por fim, o modelo de gestão da sua organização. Antes é preciso fazer a análise de todos esses pontos e identificar, então, qual caminho seguir.

Aqui na Ato Identidade Digital nós trabalhamos com as duas estratégias e a sua empresa está mesclando as duas estratégias?

Por Nathalia Favareto

Analista de Marketing Digital na Ato Identidade Digital

Referências

Rock Content

Resultados Digitais

Neil Patel

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