4 formas para melhorar a sua escrita e fazer a diferença no ambiente online.

A escrita no ambiente digital é algo essencial, principalmente em uma estratégia de marketing digital. Ela precisa ser relevante, educativa, facilmente compreendida e rápida, de modo que tire todas as dúvidas do potencial cliente.

As empresas estão cada vez mais dispostas a investir em conteúdo, afinal mesmo com toda automação e tecnologia a produção de conteúdo continua sendo a melhor forma de alcançar resultados eficientes em uma estratégia de marketing digital.

A entrega de conteúdo de qualidade gera leads, engajamento, atrai potenciais novos consumidores, além de criar um relacionamento com a sua audiência e gerar reconhecimento de marca.

Diante disso, a produção de conteúdo se tornou uma das principais vertentes do marketing digital, mais conhecido como Marketing de conteúdo, que é utilizado principalmente nas estratégias baseadas no Inbound Marketing , para a empresa promover seu trabalho, sem interromper o consumidor, buscando agregar valor à marca e atrair clientes através do ambiente digital.

Nesse contexto, ter um bom redator na sua empresa é essencial para a efetividade da sua estratégia de marketing, pois ele entenderá as novas mídias e empregará a sua criatividade para que o seu conteúdo se destaque num oceano virtual que não para de crescer.

Mas o que é uma boa escrita?

Quando falamos em boa escrita temos que pensar primeiro em qual é o objetivo principal do texto, ao sabermos o objetivo, verifique se esse objetivo foi cumprido e entendido pelo leitor de modo que o fará tomar uma ação, seja curtindo, comentando, ou até mesmo só pensando sobre o que acabou de ser lido.

O conteúdo, principalmente para a web, precisa ser relevante e ao mesmo tempo rápido, e isso não significa curto, mas de fácil leitura e compreensão, e a boa e velha regra que sempre utilizamos para escrever uma redação, continua válido na redação para a web. Um texto ter introdução, meio e conclusão ainda é o mais importante da escrita e diferente do que muitos imaginam escrever vai muito além de sentar à frente de um computador e começar a digitar. Para isso, existem vários hábitos que podem te ajudar a escrever bem se você os adotar em sua rotina, além de várias técnicas e costumes para organizar o conteúdo que será produzido.

Quer que seu público engaje, leia e indique o conteúdo que está sendo postada nas redes sociais ou no blog? Fique atento a esses 4 passos.

 4 formas para melhorar a sua escrita e fazer a diferença no ambiente online.

1. Responda antecipadamente as perguntas do leitor

Antes de escrever um texto, entenda as dúvidas do leitor e quais as respostas que ele espera obter para sanar essa dúvida.

O texto (conteúdo) precisa ser completo, entender e conversar com a persona, para que ela encontre o que buscava ao abrir o artigo.

Pense no leitor e escreva conforme a perspectiva dele e não a sua. Tenha em mente que alguns leitores podem não entender determinado termo ou até mesmo assunto e por parecerem “banais” para alguns redatores, pode ser complicado para o leitor, pois o mesmo pode ser uma pessoa iniciante naquele nicho e que não entende certas denominações ainda. Ao negligenciar esse fato, corre-se o risco de o leitor não entender o restante do texto, comprometendo a sua função.

2. Se baseie em dados

Os dados geram credibilidade e relevância ao conteúdo. É importante que essa informação seja atual e de fontes confiáveis, caso contrário, o conteúdo pode não parecer confiável acarretando perda do público e até criar irrelevância a sua marca.

Link as informações que buscar, prefira sites conhecidos, do governo e pesquisas abertas, caso o dado que queira mostrar é específico, você pode utilizar o Analytics do site ou dados passados pelas próprias redes sociais.

 3. Saiba contar uma história

As produções de Storytelling é mais do que apenas saber escrever corretamente, é saber criar conteúdo que prenda a atenção do leitor por todo o conteúdo. Essa técnica fará com que ele continue seguindo seus posts, seja nas redes sociais ou no blog.

4.  Leia e Reescreva se necessário

Leia e releia o seu conteúdo, procure não postar de imediato, reserve um tempo para revisá-lo novamente e se puder peça para outra pessoa ler e dividir o que ela entendeu.

Se sentir necessidade, comece de novo ou reescreva tudo novamente, mesmo que essa iniciativa seja frustrante, é importante ter em mente que a prática leva a perfeição e que não será sempre na primeira vez que será possível escrever um conteúdo bom e completo. Desse modo, não tenha medo de reescrevê-lo e verá que essa atitude fará com que você organize melhor os seus pensamentos ao redigir, fazendo com que as suas próximas produções sejam escritas de forma mais fluída e fácil.

Preparando-se para a escrita

Há algumas táticas que pode ajudar também na hora de escrever.

Saiba qual o objetivo

Antes de começar a escrever pense sobre que tipo de texto que você quer escrever, qual a dúvida que irá trabalhar.

Perguntas sobre o tema e informações sobre a persona ajudarão a ter ideias mais claras na hora de iniciar o seu texto. O estágio do funil de vendas, os concorrentes e o call to action ajudam a fornecer meios para o alcance dos objetivos.

Adquira o maior número de conhecimento sobre o assunto que puder. Busque por outros artigos, livros, vídeos e até mesmo informações no site ou redes sociais do seu concorrente. Calma, não estamos falando em copiar nada de ninguém, apenas em adquirir informações acerca do tema. Desse modo, seu texto ficará mais completo e conseguirá responder todas as potenciais dúvidas do seu leitor.

Faça um Brainstorm

Ao realizar a sua pesquisa anote tudo que achar importante, não se preocupe com a organização, apenas anote todos os insights que tiver no momento. Essas anotações são possíveis ideias que ajudarão na produção do conteúdo.

Após a separação, organize-as, leia tudo o que foi anotado e deixe apenas aquilo que combinará com o seu objetivo, para que assim não perca o foco ou não fuja do assunto.

Crie o seu ambiente propício e monte seu texto.

Cada um tem uma forma de começar a escrever, uns preferem o silêncio total, outros já tem uma playlist pronta que ajuda na hora de colocar a ideias em prática.

O importante é estar confortável, fisicamente e mentalmente, para colocar as ideias no papel. Comece o texto por onde achar mais interessante, o texto precisa ter uma introdução, um meio e um fim, como já foi mencionado, mas você não precisa escrevê-lo respectivamente nessa ordem.

Você precisa apenas manter a coerência durante todo o processo, mas se achar mais fácil escrever a introdução após terminar tudo, faça isso, não há regras sobre a ordem para começar a escrever, apenas sobre como a escrita deve ser apresentada.

Agora que você já estudou as melhores formas de melhorar a sua escrita para a web e já sabe como se preparar para escrever, escolha o assunto e mãos a obra. \0/

Caso ainda ache a escrita muito complicada a Ato Identidade Digital conta com profissionais qualificados para desenvolver a melhor escrita para a sua empresa de acordo com a sua Persona.

Entre em contato com a nossa equipe, será um prazer te atender.

Por: Nathalia Favareto – Analista de Marketing Digital na Ato ID.

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