Marketing de Conteúdo: O que é e quais os seus benefícios?

Marketing de conteúdo é um dos métodos de marketing digital, baseada na criação e divulgação focada no conteúdo. Essa estratégia é utilizada por todo profissional de marketing para estimular e influenciar o engajamento da audiência.


Muito tem se falado sobre marketing de conteúdo e como colocá-lo em prática. O marketing de conteúdo pode ser considerado um braço do marketing digital que é utilizado para divulgar a sua marca e aumentar vendas com base em conteúdo. Ele faz parte da estratégia de marketing digital mais importante da atualidade, o Inbound Marketing, que é utilizado principalmente para atrair novos clientes.

O Marketing de conteúdo está conectado ao Inbound Marketing ou Marketing de Atração, que é uma forma de publicidade online em que a empresa promove seu trabalho, buscando agregar valor à marca e atrair clientes através do ambiente digital. No Inbound o conteúdo é utilizado na atração, na nutrição e na conversão de leads, algo que também é feito no marketing de conteúdo. No entanto, no Marketing de conteúdo o foco está em criar relacionamentos, informar, gerar interação e reconhecimento de marca. Ambos têm como principal objetivo é atrair potenciais novos clientes para sua empresa.

Mais sobre a metodologia do Inbound

O Inbound Marketing corresponde a estratégia de marketing que busca atrair, manter e captar o interesse das pessoas de forma natural, não abusiva ou com interrupções. O conteúdo é trabalhado de maneira a não interromper o usuário ou potencial cliente, deixando que ele venha até a sua empresa e permita que esta passe a sua mensagem. Por isso também o chamamos de marketing de atração.

Como fazer isso?

A implantação do Inbound se baseia em quatro pilares: Atração, Conversão, Venda e Encantamento.

Atração: Nessa etapa o cliente é atraído a conhecer mais sobre o seu negócio por meio de conteúdo relevante.

Conversão: os visitantes já estão conhecem o seu negócio e temos de transformá-los em leads e potenciais compradores.

Venda: o potencial cliente já conhece a sua marca, seu produto, já pesquisou nos concorrentes e está a um passo de fechar a compra. Nesse momento você deve mostrar o seu diferencial para a solução do problema dele.

Encantamento: a venda não é o final do processo, ela é apenas mais uma etapa para o Inbound, que prega um relacionamento duradouro. Sua empresa deve oferecer o suporte necessário para o cliente e assim gerar satisfação e “encantamento ao mesmo, que além de continuar comprando, poderá trazer outros.

Não se esqueça, manter um cliente é mais fácil e barato do que atrair novos clientes!

Como o Marketing de conteúdo engaja a audiência?

Nos dias de hoje o público possui mais poder de escolha que nunca. Está na mão dos consumidores a escolha de quais informações preferem ver/assistir e chegar até esse público e captar a atenção para a sua marca se tornou o maior objetivo das empresas que pretendem ter vida longa no mercado.

Nesse contexto o marketing de conteúdo é fundamental. São milhares de empresas e marcas divulgando conteúdo diariamente e há ainda milhares que vão ingressar nesse território. Gerar conteúdo relevante, que informe, oriente, ensine os usuários e agregue valor à marca é essencial.

Que tipo de conteúdo devo produzir?

Primeiramente o seu conteúdo deve seguir uma estratégia. Não há como produzir conteúdo se você não sabe para o que ou para quem será direcionado.

Perguntas:
  • Quem você quer alcançar?
  • Qual o objetivo o conteúdo deve atingir?

Alguns objetivos são: o trabalho com a marca (Brand Awareress), a geração de novos leads, alimentação dos leads já existentes, a venda direta, criar uma reputação em cima de um conceito, agregar valor a marca, educar o mercado, diminuir o custo por venda, entre outros.

Veja mais sobre conteúdo em Qual o conteúdo ideal para minha empresa?

O próximo passo é saber para quem você vai produzir esse conteúdo, ou seja, é conhecer a sua Persona.

Questione-se
  • Para quem eu vou fazer isso?
  • Quem é meu consumidor?

Faça o trabalho de criação da sua persona. Ao identificar o seu público ideal, saberá quais dores e necessidades deve buscar solucionar através do conteúdo criado.

Trabalhe com editoriais e pautas.

Separe cada assunto que deseja trabalhar, monte um planejamento em cima disso e estabeleça prazos. Você não precisará seguir à risca os editorias e pautas, mas eles servem como guias referenciais.

Onde disponibilizar os conteúdos?

Quais os canais de divulgação desse conteúdo?

  • Blog
  • Redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, YouTube)
  • E-mail marketing
  • E-books

Para saber onde seu conteúdo será melhor aceito e alcançará o público correto, estude as redes sociais. Cada rede possui um público mais ativo e particularidades. Pesquise e descubra em quais as redes sociais seus clientes estão mais presentes. Existem diversas redes sociais segmentadas, e se seu produto é de um nicho muito específico pode haver alguma que entregará melhores resultados que as redes sociais mais famosas.

Obs: Mídia impressa também pode ser utilizada para o marketing de conteúdo.

Exemplos:

  • Receitas no rótulo de lata de leite condensado.
  • Receitas de bolo na embalagem de fermento.
  • Revistas de determinados segmentos.

O marketing de conteúdo era feito muito antes do surgimento da mídia online. Seu nicho consome isso? Então por que não investir?

Após planejar, definir os objetivos, o conteúdo e as mídias que distribuirão esse conteúdo é hora de executar o planejamento, colocar todo o seu esforço em prática e avaliar o andamento da estratégia.

Poder monitorar os resultados da sua estratégia em tempo real é uma das vantagens principais do marketing digital, que permite, além de medir os resultados quase que instantaneamente, mudar a estratégia e corrigir possíveis erros. Fique atente aos resultados em mente sempre o seu principal objetivo.

Benefícios do Marketing de Conteúdo

73% das empresas brasileiras já utilizam do marketing do conteúdo para aquisição e atração de novos clientes. Esses dados são da edição 2018 da Content Trends, a maior pesquisa sobre Marketing de Conteúdo do país. Relatório AQUI.

Segue abaixo alguns benefícios do marketing de conteúdo para que você saiba a importância de investir nessa ferramenta.

Aumenta o tráfego do seu site: A produção de conteúdo relevante pode fazer com que seu site ranqueie na primeira página do Google, o que atrairá mais visitas vindas de buscas na plataforma.

Gera Brand Awareness: a produção de conteúdo contribui para que mais pessoas conheçam e reconheçam sua marca, produto ou serviço.

Aumenta o engajamento com a marca: o marketing de conteúdo aumenta a proximidade da empresa com o cliente, criando assim um relacionamento entre marca e consumidor.

Impulsiona a geração de leads:  O marketing de conteúdo possibilita saber o estágio que seu potencial cliente está, atraindo este cada vez mais para se transformar em um comprador da sua empresa.

Gera vendas: Se há mais geração de leads, pode haver mais captação e consequentemente, mais vendas.

Dicas da Ato ID

  • Divulgue o seu conteúdo: O Google é um excelente buscador, mas não dependa somente dele para que seus consumidores te encontrem.
  • Revise seus textos: Marketing de conteúdo é em sua maioria texto e informação, portanto erros de português, gramática e até mesmo de coerência podem trazer resultados não agradáveis. Releia e tenha alguém que revise seus posts e textos.
  • Trabalhe o SEO: Conheça as técnicas de SEO e trabalhe-as em seus textos, os mecanismos de buscas possuem formatos e algoritmos que trabalham para encontrar conteúdos que estão de acordo com suas diretrizes. O uso de palavras – chaves é apenas uma delas
  • Deixe seu texto fácil de ler: Divida seu texto em tópicos, escrevendo de forma clara e simples, para fácil entendimento.

Gostou do artigo? Nos siga nas redes sociais!

Facebook, Instagram e LinkedIn

Por Nathalia Favareto

Analista de Marketing Digital na Ato Identidade Digital

Referências

Rock Content

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s