Marketing de conteúdo é um dos métodos de marketing digital, baseada na criação e divulgação focada no conteúdo. Essa estratégia é utilizada por todo profissional de marketing para estimular e influenciar o engajamento da audiência.
Muito tem se falado sobre marketing de conteúdo e como colocá-lo em prática. O marketing de conteúdo pode ser considerado um braço do marketing digital que é utilizado para divulgar a sua marca e aumentar vendas com base em conteúdo. Ele faz parte da estratégia de marketing digital mais importante da atualidade, o Inbound Marketing, que é utilizado principalmente para atrair novos clientes.
O Marketing de conteúdo está conectado ao Inbound Marketing ou Marketing de Atração, que é uma forma de publicidade online em que a empresa promove seu trabalho, buscando agregar valor à marca e atrair clientes através do ambiente digital. No Inbound o conteúdo é utilizado na atração, na nutrição e na conversão de leads, algo que também é feito no marketing de conteúdo. No entanto, no Marketing de conteúdo o foco está em criar relacionamentos, informar, gerar interação e reconhecimento de marca. Ambos têm como principal objetivo é atrair potenciais novos clientes para sua empresa.
Mais sobre a metodologia do Inbound
O Inbound Marketing corresponde a estratégia de marketing que busca atrair, manter e captar o interesse das pessoas de forma natural, não abusiva ou com interrupções. O conteúdo é trabalhado de maneira a não interromper o usuário ou potencial cliente, deixando que ele venha até a sua empresa e permita que esta passe a sua mensagem. Por isso também o chamamos de marketing de atração.
Como fazer isso?
A implantação do Inbound se baseia em quatro pilares: Atração, Conversão, Venda e Encantamento.
Atração: Nessa etapa o cliente é atraído a conhecer mais sobre o seu negócio por meio de conteúdo relevante.
Conversão: os visitantes já estão conhecem o seu negócio e temos de transformá-los em leads e potenciais compradores.
Venda: o potencial cliente já conhece a sua marca, seu produto, já pesquisou nos concorrentes e está a um passo de fechar a compra. Nesse momento você deve mostrar o seu diferencial para a solução do problema dele.
Encantamento: a venda não é o final do processo, ela é apenas mais uma etapa para o Inbound, que prega um relacionamento duradouro. Sua empresa deve oferecer o suporte necessário para o cliente e assim gerar satisfação e “encantamento ao mesmo, que além de continuar comprando, poderá trazer outros.
Não se esqueça, manter um cliente é mais fácil e barato do que atrair novos clientes!
Como o Marketing de conteúdo engaja a audiência?
Nos dias de hoje o público possui mais poder de escolha que nunca. Está na mão dos consumidores a escolha de quais informações preferem ver/assistir e chegar até esse público e captar a atenção para a sua marca se tornou o maior objetivo das empresas que pretendem ter vida longa no mercado.
Nesse contexto o marketing de conteúdo é fundamental. São milhares de empresas e marcas divulgando conteúdo diariamente e há ainda milhares que vão ingressar nesse território. Gerar conteúdo relevante, que informe, oriente, ensine os usuários e agregue valor à marca é essencial.
Que tipo de conteúdo devo produzir?
Primeiramente o seu conteúdo deve seguir uma estratégia. Não há como produzir conteúdo se você não sabe para o que ou para quem será direcionado.
Perguntas:
- Quem você quer alcançar?
- Qual o objetivo o conteúdo deve atingir?
Alguns objetivos são: o trabalho com a marca (Brand Awareress), a geração de novos leads, alimentação dos leads já existentes, a venda direta, criar uma reputação em cima de um conceito, agregar valor a marca, educar o mercado, diminuir o custo por venda, entre outros.
Veja mais sobre conteúdo em Qual o conteúdo ideal para minha empresa?
O próximo passo é saber para quem você vai produzir esse conteúdo, ou seja, é conhecer a sua Persona.
Questione-se
- Para quem eu vou fazer isso?
- Quem é meu consumidor?
Faça o trabalho de criação da sua persona. Ao identificar o seu público ideal, saberá quais dores e necessidades deve buscar solucionar através do conteúdo criado.
Trabalhe com editoriais e pautas.
Separe cada assunto que deseja trabalhar, monte um planejamento em cima disso e estabeleça prazos. Você não precisará seguir à risca os editorias e pautas, mas eles servem como guias referenciais.
Onde disponibilizar os conteúdos?
Quais os canais de divulgação desse conteúdo?
- Blog
- Redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, YouTube)
- E-mail marketing
- E-books
Para saber onde seu conteúdo será melhor aceito e alcançará o público correto, estude as redes sociais. Cada rede possui um público mais ativo e particularidades. Pesquise e descubra em quais as redes sociais seus clientes estão mais presentes. Existem diversas redes sociais segmentadas, e se seu produto é de um nicho muito específico pode haver alguma que entregará melhores resultados que as redes sociais mais famosas.
Obs: Mídia impressa também pode ser utilizada para o marketing de conteúdo.
Exemplos:
- Receitas no rótulo de lata de leite condensado.
- Receitas de bolo na embalagem de fermento.
- Revistas de determinados segmentos.
O marketing de conteúdo era feito muito antes do surgimento da mídia online. Seu nicho consome isso? Então por que não investir?
Após planejar, definir os objetivos, o conteúdo e as mídias que distribuirão esse conteúdo é hora de executar o planejamento, colocar todo o seu esforço em prática e avaliar o andamento da estratégia.
Poder monitorar os resultados da sua estratégia em tempo real é uma das vantagens principais do marketing digital, que permite, além de medir os resultados quase que instantaneamente, mudar a estratégia e corrigir possíveis erros. Fique atente aos resultados em mente sempre o seu principal objetivo.
Benefícios do Marketing de Conteúdo
73% das empresas brasileiras já utilizam do marketing do conteúdo para aquisição e atração de novos clientes. Esses dados são da edição 2018 da Content Trends, a maior pesquisa sobre Marketing de Conteúdo do país. Relatório AQUI.
Segue abaixo alguns benefícios do marketing de conteúdo para que você saiba a importância de investir nessa ferramenta.
Aumenta o tráfego do seu site: A produção de conteúdo relevante pode fazer com que seu site ranqueie na primeira página do Google, o que atrairá mais visitas vindas de buscas na plataforma.
Gera Brand Awareness: a produção de conteúdo contribui para que mais pessoas conheçam e reconheçam sua marca, produto ou serviço.
Aumenta o engajamento com a marca: o marketing de conteúdo aumenta a proximidade da empresa com o cliente, criando assim um relacionamento entre marca e consumidor.
Impulsiona a geração de leads: O marketing de conteúdo possibilita saber o estágio que seu potencial cliente está, atraindo este cada vez mais para se transformar em um comprador da sua empresa.
Gera vendas: Se há mais geração de leads, pode haver mais captação e consequentemente, mais vendas.
Dicas da Ato ID
- Divulgue o seu conteúdo: O Google é um excelente buscador, mas não dependa somente dele para que seus consumidores te encontrem.
- Revise seus textos: Marketing de conteúdo é em sua maioria texto e informação, portanto erros de português, gramática e até mesmo de coerência podem trazer resultados não agradáveis. Releia e tenha alguém que revise seus posts e textos.
- Trabalhe o SEO: Conheça as técnicas de SEO e trabalhe-as em seus textos, os mecanismos de buscas possuem formatos e algoritmos que trabalham para encontrar conteúdos que estão de acordo com suas diretrizes. O uso de palavras – chaves é apenas uma delas
- Deixe seu texto fácil de ler: Divida seu texto em tópicos, escrevendo de forma clara e simples, para fácil entendimento.
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Por Nathalia Favareto
Analista de Marketing Digital na Ato Identidade Digital
Referências