A origem do termo e do uso dos memes

O termo “meme” foi definido originalmente por Richard Dawkins em 1976 no seu livro “O Gene Egoísta”, e vem da palavra grega “mimeme” (que significa “algo que é imitado”). Mas a popularização dos “Memes” ocorreu com propagação daWeb 2.0 e 3.0, onde todos são geradores de ‘memes” e conteúdo.


Os memes são muito famosos na internet e provavelmente fizeram você rir mais de uma vez. Quem também já não cansou de ver um meme por diversas vezes no feed? Pois é, os memes dominaram as redes sociais e também o nosso cotidiano; mas, você sabe como eles surgiram?

memes

O surgimento do termo é bem técnico e está ligado à área da Psicologia. O termo “meme” foi definido pela primeira vez por Richard Dawkins em 1976 no seu livro “O Gene Egoísta”, e vem da palavra grega “mimeme” (que significa “algo que é imitado”). O livro apresenta a ideia de que “Memes” são informações replicantes que afetam o nosso comportamento, e se propagam de cérebro em cérebro, formando nossa cultura. Assim, o meme é o gene cultural que se reproduz e existe desde que a humanidade existe, estando diretamente relacionado com a evolução cultural.

Exemplos? Doutrinas e religiões são formadas por MEMES que perduram por séculos, assim como as gírias, que também são MEMES. Até o modo como nos vestimos pode ser considerado um MEME.

Mas deixando de lado toda essa abordagem científica e trazendo o termo para nossa realidade digital, podemos definir a expressão meme de Internet como sendo “imagens, vídeos ou Gif’s relacionados ao humor e/ou sátira, que viralizam de maneira contundente e são espalhados massivamente por usuários no ambiente digital, principalmente nas redes sociais”.

De acordo com o Vice, o primeiro meme (como conhecemos hoje) foi publicado nas tirinhas de uma revista chamada The Judge, da Universidade de Iowa, em 1921. O quadrinho traz um homem todo arrumado feito caprichosamente de maneira realista e o outro parece um desenho de criança. No texto da tirinha lemos “Como você acha que está quando seu retrato é tirado/ Como você realmente está”.

daymlhjxcaaexdp
Este é considerado primeiro meme do mundo (The Judge/Reprodução) Fonte: Vice. Reprodução: The Judge

A popularização do termo e sua utilização constante são resultados da propagação da internet, onde qualquer pessoa pode se tornar um gerador de “meme”. Assim, a internet favorece a criação e propagação de memes devido a fatores como facilidade e velocidade de propagação, a evolução do mundo digital e fortalecimento das redes sociais.

É incrível imaginar que um mesmo conteúdo pode ser visto e compartilhado em escala global; um meme criado no Brasil pode viralizar nos EUA ou China e vice-versa. Empresas também podem se utilizar dos memes para criar anúncios, o chamado Marketing de Oportunidade. Eles também são fonte de diversão e podem levar uma pessoa do anonimato à fama em questão de horas ou dias.

untitled collage 2

Nossa torcida é para que muitos memes sejam gerados para alegrar nosso 2019 e que o compartilhamento destes não acabe tão cedo!

Fontes:

Inovador

Martha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s