Qual a importância do Marketing Digital para as empresas?

A importância do Marketing Digital para as empresas é estar em estar onde o consumidor está, (online) e colocar em prática todos os esforços de marketing tradicional, que visa identificar as necessidade e desejos dos consumidores, no ambiente digital, utilizando ferramentas digitais como blogs, sites, mídias sociais, motores de busca, e-mails, entre outros.


Antes de entrar por completo no conceito de Marketing digital, há a necessidade de entender o conceito de Marketing como um todo. Segundo Kotler, Marketing é um processo social e gerencial que envolve identificar e suprir as necessidades e desejos dos indivíduos, por meio da criação, oferta e troca de produtos de valor com os outros. Casas (2007, p.15) menciona que:

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Foto por rawpixel.com em Pexels.com

“Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos da organização ou indivíduo e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que estas relações causam no bem-estar da sociedade”.


Em resumo, Marketing nada mais é que identificar e suprir as necessidades dos indivíduos lucrativamente. Por tanto, seguindo esse conceito o Marketing Digital se resume em colocar em prática todos os esforços de marketing no ambiente online, como blogs, sites, mídias sociais, motores de busca, e-mails, entre outros, onde as empresas tentam solucionar dores e desejos de clientes e potenciais clientes, através desses canais.

Ou seja, nada mais é que um processo social que depende do acordo entre duas pessoas dentro de um contexto, podendo ser realizados por empresas, associações, universidades, ONGs, Igrejas, etc.

Presença Online

Na era da internet, ter presença online, significa estar onde o seu público-alvo está, e nada melhor do que usar o ambiente digital e as redes sociais para criar um relacionamento, interagir e marcar presença online. Quanto mais visto pelas pessoas que se interessam pelo que você oferece, mais rápido o seu negócio vai crescer. Para entender melhor o poder da utilização de mídia, vamos falar um pouco sobre algumas vantagens que usar o marketing digital e as redes sociais é importante para alavancar as vendas de qualquer tipo de empresa.

Construção de autoridade, garantindo presença na internet

Responda rápido. Quando você tem um problema ou uma a dúvida o que você faz? Se a sua resposta foi pesquisar na Internet, saiba que você não é o único, não é à toa que o Google é o maior site de busca do mundo, milhares de pessoas utilizam essa ferramenta todos os dias. Agora tente imaginar novamente que você tem um problema e ao buscar na internet não conseguir nenhuma resposta, como se sentiria?

Talvez sua resposta tenha sido “frustrado”, se sim, acredito que já consiga entender o porquê é preciso manter uma presença online, ela é fundamental, nos dias atuais, se seu cliente procurar por você na internet e não encontrar, a probabilidade dele não entrar em contato é muito grande.

Por isso ter uma boa estratégia e produzir um conteúdo relevante para suas redes sociais é importante, marca sua presença e ajuda a construir autoridade para a sua marca.

Audiência de qualidade

Construir uma audiência de qualidade, atraindo pessoas que desejam consumir ou que já consomem seu produto/serviço é uns dos pontos importantes do Marketing Digital. Ele cria um relacionamento a audiência que deseja consumir o que sua empresa produz, aproximando pessoas e marcas, atraindo quem realmente está interessado e que se identifica com o que você pode oferecer.

Para isso nada melhor do que utilizar as redes sociais que são acessadas por milhares pessoas todos os dias, as quais passam horas navegando em busca de entretenimento e informações.

Falar e interagir com o público certo na hora certa

Um estratégia de marketing digital correta voltada para o público da sua empresa, possibilita ir além de atrair e manter uma audiência qualificada, ela possibilita saber a hora certa de se comunicar com seu público, através da construção de um nível de segmentação mais preciso, interagindo com o público de modo que ele possa entender e se identificar, criando conteúdo específico, estimulando a interação com a empresa, em um ambiente mais descontraído e com pessoas que dividem os mesmos interesse, promovendo um engajamento dos seguidores com as postagens publicadas.

Sair na frente da concorrência

Investir em uma boa estratégia de Marketing Digital, é sair na frente da sua concorrência. Dados apontam que apenas que 1% das empresas brasileiras investem em Marketing Digital, o que enfatiza a importância do investimento, principalmente para que buscam crescimento, assim como pequenas empresas. Conteúdos postados em redes sociais, por exemplo, tendem a disseminar, pois as postagens que o público interage se espalham, alcançando o maior número de pessoas possíveis. Assim, investimento em estratégias de marketing digital, possibilita pequenas empresas a competir diretamente com grandes empresas, pois a empresa pode se diferenciar da concorrência com a criação de bons conteúdos que auxiliem o cliente na identificação e solução de seus problemas.

Baixo Investimento e Análise precisa de Resultados.

O Marketing Digital, não é gratuito, porém, existem ferramentas que possuem alto poder de segmentação e com as mais variadas estratégias de otimização do site para mecanismos de busca, em marketing digital exige sim um investimento, no entanto, esse investimento pode ser muito mais barato do que o marketing de forma offline.

Além de que mensurar e analisar resultados é muito mais fácil e preciso, pois é possível acompanhar os resultados das ações realizadas. Através de curtidas, engajamento, impressões, visualização, interação, acesso a links em sites, e até mesmo quantas efetuaram uma compra por meio da ação realizada.

Todo o processo é mensurado através de ferramentas que analisam nos mínimos detalhes dos resultados das estratégias de Marketing Digital, possibilitando assim, saber quais são os tipos de ações que funcionam melhor para cada rede social, possibilitando a mudança, trabalhando correções, visando atender o seu público.

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Foto por Pixabay em Pexels.com

Concluindo…

A interação online entre empresas e consumidor chegou para ficar e com o avanço diário da tecnologia é possível dizer que essa comunicação só tende a crescer. Aqui na Ato Identidade Digital, buscamos sempre descobrir e atender as necessidades de nossos clientes junto com o seu consumidor, buscando a estratégia perfeita dentro das ações de Marketing Digital que propomos.

No artigo citamos apenas algumas vantagens que inclusão da sua empresa no ambiente digital pode oferecer, e esperamos que a importância de ter um planejamento estratégico de marketing digital tenha ficado clara para você.

Precisando de ajuda para montar sua estratégia, gerenciamento de contas nas redes sociais e produção de conteúdo? Conte com a gente!


Por: Nathalia Favareto

Analista de Marketing Digital na Ato Identidade Digital


Referências:
Administradores

BlueBerry

Resultados Digitais

Marketing De Conteúdo


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