Compra de seguidores no Instagram: estratégia arriscada (e errada)

A compra seguidores no Instagram apenas aumentará um número (Seguidores), que não resultará em resultados concretos, como interações, engajamentos e ou vendas. Isso porque a compra de seguidores não traz seguidores qualificados que se interessam pelo produto/serviço da empresa, tornando-os apenas números nulos, ou seja, que não geram ou agregam nos resultados.


O Instagram sem dúvida é a rede social do momento. Nesta rede existe um número mágico, chamado número de seguidores. O que eu, você e todas as marcas buscam é atingir cada vez mais seguidores, afinal quanto mais seguidores mais pessoas terão a possibilidade de ver seu conteúdo e interagir com o mesmo. Além disso, o número de seguidores é um parâmetro de como o seu conteúdo está impactando seus clientes.

Sabendo disso, muitos são levados pela ilusão de que, se tiverem um número expressivo de seguidores a fama ou os resultados virão imediatamente. Nesta busca desesperada por fama ou resultados rápidos, optam por comprar seguidores no Instagram. Um estudo realizado pela empresa Ghost Data, aponta que 95 milhões de perfis no Insta são robôs. Isso representa 9,5% do total de usuários.

 

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9,5% dos usuários do Instagram são fakes, segundo pesquisa da Ghost Data

 

Não faltam aplicativos oferecendo esse serviço e pessoas e marcas se utilizando deles, por isso separamos alguns exemplos do porquê comprar seguidores pode ser mais prejudicial do que vantajoso para sua empresa.

Por que comprar seguidores no Instagram não é vantajoso?

 

A compra de seguidores vai contra as políticas do Instagram

Sabe aquelas letras pequenininhas que toda rede social te obriga a aceitar quando você cria uma conta e que quase ninguém lê? Pois é, aquelas letrinhas pequenas que compõe a política e os termos de uso da rede proíbem o uso de qualquer tipo de automatização. Dessa forma, sua conta pode ser desativada ou até mesmo excluída caso o Insta identifique o uso de bots (diminutivo de robots) para seguir usuários, curtir e comentar fotos, entre outras ações.

É fácil perceber um perfil com seguidores comprados

Uma das formas mais comuns de investimento na aquisição de seguidores se dá por meio da contratação de um serviço que cria contas falsas para curtir seu perfil. Esses perfis também podem ser automatizados para curtir e comentar suas publicações, dependendo do “plano” contratado.

Outra forma é a contratação de um bot designado para seguir contas verdadeiras, curtir algumas postagens de forma automática e, depois de um tempo, deixar de segui-las. O objetivo é que pessoas reais sigam a etiqueta do “me segue que eu te sigo de volta” e passem a acompanhar a conta.

 

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Os bots se encarregam de seguir e deixar de seguir contas verdadeiras

 

Até aqui tudo bem, podemos até fazer algumas considerações de imediato após saber como esses aplicativos funcionam, mas vamos olhar mais a fundo.

Caso uma pessoa acesse a conta compradora de seguidores, facilmente notará a utilização do método, já que a maioria dos seguidores será composta por perfis fakes, que não terão fotos do perfil nem postagens. Eles também poderão ser de outros países, distantes, afinal a pessoa está comprando os seguidores independente do lugar ou região. Também há uma grande possibilidade de as pessoas não seguirem o perfil de volta ou deixarem de seguir por notarem que se trata de um robô.

Outra forma de perceber que um perfil compra seguidores é na sua interação. A relação entre número de seguidores e interações (curtidas e comentários) das publicações será desproporcional, ou seja, a taxa de engajamento será baixa. Diferentemente de um crescimento orgânico, sustentado pelo interesse das pessoas no conteúdo criado, com altas taxas de interação.

Perda de Seguidores

Como são contra os termos de uso do Instagram, a plataforma costuma rastrear e excluir perfis fakes constantemente, gerando perda de seguidores drástica no perfil que utiliza o método.

Que imagem sua empresa busca transmitir ao consumidor?

É fácil saber quando uma conta utiliza automatização de compra seguidores, e essa atitude pode prejudicar a imagem e credibilidade de uma empresa perante o público. Afinal, perfis que aparecem com milhares de seguidores do dia para a noite geralmente o fazem por não impactar os usuários da maneira que gostariam, pois para construir um perfil influente a marca precisa trabalhar o seu conteúdo, adotando estratégias para atingir seu público-alvo.

Seguidores falsos não te levarão a lugar nenhum

Você quer ter uma página nas redes sociais que atraia potenciais clientes e traga vendas e lucro para sua empresa, certo? Saiba que esse tipo de investimento dará retorno zero. Primeiro que curtidas não dão lucro; e esses seguidores não estarão interessados em comprar o seu serviço ou produto. Essa compra vai atrapalhar o planejamento estratégico de marketing e a apuração dos seus indicadores por apresentar resultados alterados.

Você quer vender, mas não conseguirá

Normalmente, quando uma empresa cria uma conta no Instagram é para, de alguma forma, atrair visitantes ao seu site ou loja virtual, divulgar seu produto ou serviço e mostrar o seu negócio online ou físico. Ao comprar seguidores você não alcançará esse objetivo e não conseguirá novos compradores.

Não engane a si mesmo e aos outros

Altos índices de curtidas, seguidores ou comentários não tornam seu produto necessariamente um sucesso, a não ser que esses índices indiquem retorno direto em conversão de vendas e resultados mensuráveis. Uma estratégia de marketing só é bem-sucedida quando é realizada em cima de números reais.

Os resultados dos investimentos em marketing digital não serão instantâneos, pois a construção de uma notoriedade digital leva tempo e muito trabalho envolvendo planejamento, estratégia e bom conteúdo.

E você, já pensou em investir na compra de seguidores? Que tal começar a pensar investir em marketing digital de qualidade, fazendo com que sua empresa se posicione no mercado e venda mais?

Nós da Ato ID estamos aqui para tirar as suas dúvidas e te ajudar a encontrar o seu lugar no mundo.


Por: Nathalia Favareto

Analista de Marketing Digital na Ato ID.

 

Referências
Site

Fonte: MLabs

Fonte:  Tech Tudo 

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