6 Dicas de Estratégia de Marketing Digital no Facebook

É indiscutível o quanto as redes sociais mudaram a forma como nos comunicamos, interagimos e vivemos nossas vidas. A internet tornou-se primeira necessidade (quase obrigatoriedade) no local de trabalho e em nossas casas. Praticamente tudo o que fazemos envolve a utilização da internet. Quem nunca “deu um Google” quando bate a dúvida sobre algum lugar, empresa ou produto?

A maneira como recebemos e consumimos informações está e tem tudo pra ficar cada vez mais dinâmica. Antes utilizávamos a televisão, rádio e jornais para saber das notícias, ao passo que hoje essas informações se encontram na palma de nossas mãos. Vale mencionar o tempo que “gastamos” nas redes sociais: são em média 4 horas diárias conectados. Por isso sua empresa precisa marcar presença online investir em estratégias de marketing que conversem e atraiam seu público-alvo.

Mas como sua empresa pode montar uma estratégia de sucesso? Vamos dar algumas dicas de como montar uma estratégia no Facebook.

Primeiro – Foque no seu objetivo e crie metas.

Toda estratégia de marketing é baseada em um objetivo e nas metas definidas, dentro de um mercado específico.

Não crie metas surreais, ou métricas pouco relevantes, tais como seguidores e curtidas. Em vez disso, escreva as suas metas e determine um tempo de resultado. Foque no seu objetivo, determinando seus maiores desafios.

Segundo – Conheça seu público (Crie a sua Persona)

Personas são personagens fictícios, com nome, gostos e características que representam o público de um negócio. Identificar e conhecer seu Consumer Persona auxilia na comunicação e no melhor direcionamento das estratégias de marketing, além de dar uma ideia do que ele espera de você. Isso facilitará na hora de produzir o seu conteúdo.

Terceiro – Critérios de Publicação

 O Facebook muda com constância suas regras e seu logaritmo, portanto é importante ficar atento as mudanças e ter cautela na hora de publicar. Utilize imagens neutras, que descrevem os serviços/produtos de sua empresa de forma objetiva e direta, sempre respeitando a Política de Anúncios da plataforma. A quantidade de texto também é muito importante; atualmente o Facebook não permite que uma foto tenha mais de 20% de texto na foto (podendo mudar a qualquer momento). Caso sua empresa não esteja seguindo esses critérios seu anúncio pode ser rejeitado ou estar alcançando menos pessoas.

Quarto – Investimento na mídia

Comece investindo pouco nos anúncios, faça testes, varie os objetivos e o público. No início sua empresa não terá muita informação sobre o público, mesmo que tenha sido feita uma projeção da Persona. Ao analisar os resultados dos testes, redefina o direcionamento até chegar próximo do seu público de fato.

Quinto – Acompanhe suas métricas

 O Facebook disponibiliza métricas de suas publicações, além de informações como os resultados de seus anúncios patrocinados, curtidas na página, descurtidas, gênero, idade, localização, melhor post, melhor horário, entre outros. Essas métricas ajudarão a analisar se sua estratégia está sendo bem-sucedida ou se há a necessidade de alterá-la.

Sexto – Monitore o que está acontecendo

Não basta apenas publicar, tem que estar atento aos resultados. Os usuários das redes sociais interagem e se comunicam com a marca através da página da empresa. Elogios, críticas ou dúvidas são colocadas, e quanto mais rápido a solicitação for solucionada, mais pontos a sua empresa conquistará com os seguidores da página.

É sempre bom lembrar que para ter uma estratégia bem-sucedida, é preciso fazer um trabalho constante, com informações e soluções que tragam resultado. O gerenciamento e a criação de estratégias nas redes sociais demanda tempo, não só para a produção de seus conteúdos, mas também para a busca de resultados.

Mas lembre-se: Marketing de conteúdo não é só publicação em redes sociais. Nós da Ato ID estamos preparados para te auxiliar na formulação de estratégias e criação de conteúdo de qualidade para a sua empresa, tanto no Face quanto em outras mídias digitais.


Por: Nathalia Favareto

Analista de Marketing Digital na Ato Identidade Digital

Referência

Estratégia Digital

 

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