Dicas de Estratégia de Marketing Digital no Instagram

 O Instagram é uma rede visual que transmite um olhar mais humano da empresa, criando assim uma relação de proximidade com o cliente. Para essa mídia é preciso escolher a estratégia que melhor define a sua empresa e não apenas publicar qualquer conteúdo para alimentar seu feed.


O crescimento do Instagram tem feito dessa mídia uma ótima plataforma para as empresas que desejam investir em uma estratégia de Marketing Digital.

Moda, gastronomia, comida, beleza e turismo são exemplos de assuntos que não devem ficar de fora dessa rede de relacionamento, por serem ramos que fazem muito sucesso entre os usuários da plataforma.

Uma das maiores vantagens de ter uma conta no Instagram é que ele permite que as marcas fortaleçam a sua imagem perante o seu público, que utiliza essa mídia para realizar pesquisa de produtos e serviços, inspiração e estilo de vida e também descontração.

O Instagram tem como foco humanizar empresa e marcas, criando uma relação mais próxima com o cliente. No entanto, é preciso escolher a estratégia que melhor define a sua empresa antes de começar a publicar qualquer conteúdo apenas para alimentar seu feed no Instagram. É preciso pesquisa, conhecimento do seu público, estratégias bem definidas e um planejamento de marketing.

A principal característica do Instagram é ser uma rede de potencial visual, ou seja, a imagem é o que capta a atenção do usuário e ela tem que conseguir despertar algum tipo de emoção em seu seguidor.

Por exemplo: Se você é dono de um restaurante de lanches artesanais terá que despertar a curiosidade e o paladar do seu seguidor com o seu produto através de uma imagem ou vídeo. Mas lembre que essa imagem deve estar relacionada e ser fiel ao produto que você oferece, caso contrário o cliente sairá no mínimo decepcionado.

Abaixo temos algumas dicas para você começar a montar uma estratégia no Instagram, que combine com a sua empresa.

1 – Entenda sobre a plataforma e sobre seu mercado.

Cada mídia social possui suas peculiaridades e os usuários possuem uma visão diferente de cada uma. É preciso entender a percepção dos usuários sobre a mídia, o porque eles a utilizam e o que eles buscam nela. As mesmas informações devem ser levantadas em relação ao seu negócio.

Pergunte-se como o seu negócio deve interagir nessa plataforma e o que o seu mercado representa para as pessoas que utilizam essa mídia.

2 – Determine seus objetivos.

Como qualquer outra plataforma de mídia social, antes de montar uma estratégia é necessário traçar seus objetivos. A plataforma do Instagram pode ser utilizada com foco em venda direta ou indireta. Pense no Instagram como uma forma de atrair o consumidor para seu site ou para o seu perfil. Exemplos de objetivos em uma estratégia do Instagram.

• Aumentar os cliques do seu site.

• Promover a instalação do seu App.

• Conseguir reproduções de vídeos em grandes quantidades.

• Melhorar a imagem de marca

Ou seja, é possível promover seu perfil, seu produto, seu site, receber mensagens via direct e comunicar-se com seu cliente.

Pode haver outros objetivos na sua estratégia, isso irá depender de empresa a empresa. No entanto, se o seu foco é promover de forma paga as suas publicações, as opções citadas acima são as que o Instagram oferece no momento.

Obs: (Como a plataforma muda constantemente pode haver alterações)

3 – Desenvolva conteúdos exclusivos para o Instagram

Use e abuse das ferramentas que o Instagram disponibiliza. Use e crie Hashtags, aposte em imagens inovadoras e vídeos, utilize o Stories para mostrar o dia a dia da sua empresa e conquiste novos seguidores.

Nos textos, invista em algo que gere interação com os seguidores e crie laços de relacionamento com eles. Por ser uma rede visual, procure sempre colocar informações (textos) nas imagens, assim como links, para facilitar o caminho da pessoa que interagir com sua postagem.

4 – Anuncie e Promova seu perfil

Assim como o Facebook e por ser do Facebook, o Instagram tem a possibilidade de promover anúncios pagos. Esses anúncios aparecem para usuários que tenham interesse pelo seu produto, independente de seguirem sua página.

O Instagram oferece 3 tipos de anúncios para lhe ajudar a cumprir seus objetivos.

• Photo Ads: Conta histórias e exibe as suas propostas através de belas e atraentes imagens.

• Vídeo Ads: Permite a criação de anúncios de vídeo com os mesmos parâmetros de qualidade de imagem dos anúncios com fotografias.

• Carrousel Ads: Essa modalidade permite melhorar o conteúdo da publicidade feita com Foto Ads pela exibição de várias fotografias no mesmo anúncio. Estas podem ser vistas pelo usuário ao deslizar o dedo sobre a tela.

5 – Acompanhe a suas métricas

As métricas são grandes aliadas das empresas. Com elas é possível medir o número de visualizações no perfil, nas fotos e nos vídeos. Analisar o horário ideal para postagens além da faixa etária e gênero predominante é determinante.

Além das estratégias citadas, as postagens devem ser feitas com frequência e com planejamento.

E então, gostou das dicas? Conheça seu pública, gere conteúdo de qualidade, realize testes e analise as métricas. Se estiver com dificuldades estamos prontos para desenvolver o melhor planejamento possível para que sua empresa decole no Instagram!


Por: Nathalia Favareto.

Analista de Marketing Digital na Ato Identidade Digital

Dúvidas? Entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudar.

Referências

Marketing de Conteúdo

Academia do Marketing

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3 comentários em “Dicas de Estratégia de Marketing Digital no Instagram

  1. Olá, gostei dessa postagem! Compartilhei no meu blog, estou avisando, gosto de compartilhar informacoes de outras pessoas que ajudam no desenvolvimento profissional.

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