Dicas de Estratégia de Marketing Digital no Instagram

 O Instagram é uma rede visual que tem um olhar humano da empresa, criando assim, uma relação de próximidade com o cliente. Para essa mídia é preciso escolher a estratégia que melhor define a sua empresa e não apenas publicar qualquer conteúdo para alimentar seu feed.


O crescimento do Instagram tem feito dessa mídia uma ótima plataforma para as empresas que desejam investir em uma estratégia de Marketing Digital.

Moda, gastronomia, comida, beleza e turismo, são exemplos de setores que não devem ficar de fora dessa rede de relacionamento, por serem ramos que fazem muito sucesso entre os usuários da plataforma.

Umas das maiores vantagens de ter uma conta no Instagram é que ele permite com que as marcas fortaleçam a sua imagem perante o seu público, que utilizam essa mídia para pesquisas de compras, inspiração e estilo de vida, algo que contribui para que contas comerciais tenham grande alcance.

 O Instagram tem o foco de humanizar uma empresa ou marca, criando uma relação próxima com o cliente, no entanto, é preciso escolher a estratégia que melhor define a sua empresa antes de começar a publicar qualquer conteúdo apenas para alimentar seu feed no Instagram.

O planejar do marketing nas mídias, nada mais que conhecer a sua persona, saber quais são as necessidades dela, trabalhar conteúdo relevante em função dessas necessidades e criar um relacionamento próximo e humanizado com seus seguidores e fãs.

A principal característica do Instagram é ser uma rede de potencial visual, a imagem é o que capta a atenção do usuário e ela tem que conseguir despertar algum tipo de emoção em seu seguidor.

Por exemplo: Se você é dono de um restaurante de lanches artesanais, terá que despertar a curiosidade do seu seguidor de experimentar o seu produto, ou seja, aguçar o seu paladar, através de uma imagem, mas lembre que essa imagem deve estar relacionada e ser fiel ao produto que você oferece, ou todo e qualquer esforço será jogado água abaixo.

Por isso, que é necessário antes de mais nada, a empresa parar e analisar seu mercado e entender seu consumidor antes de criar uma conta e apenas postar, sem ter uma estratégia bem estruturada, com metas, objetivos e conhecimento sobre o potencial de seu produto.

Abaixo nos aqui da Ato preparamos algumas dicas para você começar a montar uma estratégia no Instagram, que combine com a sua empresa.

1 – Entenda sobre a plataforma e sobre seu mercado.

Cada mídia social possui suas peculiaridades, isso ocorre, pois, os usuários têm uma visão diferente de cada uma, é preciso entender a percepção dos usuários sobre a mídia, o porque eles a utilizam e o que eles buscam nela. As mesmas informações devem ser levantadas em relação ao seu negócio.

Pergunte-se como o seu negócio deve interagir nessa plataforma e o que o seu mercado representa para as pessoas que utiliza essa mídia.

O Instagram é uma mídia de entretenimento com postagens visuais rápidas. Invista em postagens que já descrevem o seu produto ou serviço e a sua empresa por si, atraindo a atenção de quem utiliza a mídia.

2 – Determine seus objetivos.

Como qualquer outra plataforma de mídia social, antes de montar uma estratégia é necessário traçar seus objetivos.

A plataforma do Instagram pode ser utilizada com foco em venda direta, mas essa abordagem comercial tem que ser a de display, ou seja, estar no lugar certo, na hora certa e sem interferir no andamento natural do usuário. Pense no Instagram como uma forma de atrair o consumidor para seu site ou para o seu perfil.

Exemplos de objetivos em uma estratégia do Instagram.

• Aumentar os cliques do seu site.

• Promover a instalação do seu App.

• Conseguir reproduções de vídeos em grandes quantidades.

• Melhorar a imagem de marca

Ou seja, ele promove seu perfil, seu produto, seu site, facilitas as mensagens via direct.

Podem haver outros objetivos, na sua estratégia, isso irá depender da empresa. No entanto, se o seu foco é promover de forma paga as suas publicações, as opções citadas acima, são as que o Instagram oferece, no momento.

Obs: (Como a plataforma muda constantemente pode haver alterações)

3 – Desenvolva conteúdos exclusivos para o Instagram

Use e abuse das ferramentas que o Instagram disponibiliza. Use e crie Hashtags, aposte em imagens inovadoras e vídeos, utilize o Stories para mostrar o dia a dia da sua empresa para aproximar e conquistar novos seguidores.

Nos textos, invista em algo que gere integração com os seguidores, objetivando a criar laços de relacionamento com eles. Por ser uma rede visual, procure sempre colocar informações (textos) nas imagens, assim como links, para facilitar o caminho da pessoa que interagir com sua postagem.

Lembre-se o Instagram é um canal para transmitir o espírito do seu negócio de uma forma mais humanizada e próxima ao grande público.

4 – Anuncie e Promova seu perfil

Assim como o Facebook e por ser do Facebook, o Instagram tem a possibilidade de promover anúncios pagos.

Esses anúncios aparecem para usuários que são e não são seguidores do seu perfil, mas que tem interesse pelo seu produto. Isso aumenta o alcance do seu post, os quais também é possível adicionar hiperlinks que direcione pessoas para seu, site ou seu perfil, por exemplo.

O Instagram oferece 3 tipos de anúncios para lhe ajudar a cumprir seus objetivos.

• Photo Ads: Conta histórias e exibe as suas propostas através de belas e atraentes imagens.

• Vídeo Ads: Permite a criação de anúncios de vídeo com os mesmos parâmetros de qualidade de imagem dos anúncios com fotografias.

• Carrousel Ads: Essa modalidade permite melhorar o conteúdo da publicidade feita com Foto Ads pela exibição de várias fotografias no mesmo anúncio, as mesmas podem ser vistas pelo usuário ao deslizar o dedo sobre a tela.

5 – Acompanhe a suas métricas

As métricas são grandes aliadas das empresas, com ela é possível medir o número de visualizações no perfil, nas fotos, nos vídeos. Analisar o horário ideal para postagens além da faixa etária e gênero predominante.

Informações que facilitam a criação de um conteúdo que agrada e que gera engajamento do seu público com o seu perfil.

Além das estratégias citadas, as postagens que devem ser feitas com frequência e com planejamento. Isso gera a possibilidade das empresas se conectarem mais com os seus seguidores e os manterem interessados.

 E então gostou das dicas? Sempre é importante lembrar que o importante mesmo é conhecer o seu público(persona), analisar as métricas e sempre testar, pois nas redes sociais fazer testes conta muito, tanto para conhecer o público, quanto para saber qual tipo de postagem seu público prefere.

Boas estratégias!

 

Por: Nathalia Favareto.

Analista de Marketing Digital na Ato Identidade Digital

Dúvidas? Entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudar.

Referências

Marketing de Conteúdo

Academia do Marketing

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3 comentários em “Dicas de Estratégia de Marketing Digital no Instagram

  1. Olá, gostei dessa postagem! Compartilhei no meu blog, estou avisando, gosto de compartilhar informacoes de outras pessoas que ajudam no desenvolvimento profissional.

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