Marketing Digital Para Pequenas Empresas

A tecnologia mudou o mundo e a internet mudou a forma das pessoas se comunicarem e de procurarem por informações.

Um exemplo simplificado de como as empresas são impactadas por esse avanço na tecnologia está relacionado a competitividade de mercado. Antes pequenas empresas dificilmente competiam com as grandes; porém, houve uma virada de jogo e hoje as numerosas pequenas e médias empresas ganharam voz com as redes sociais, batendo de frente com as grandes e tradicionais.

Para que esse “combate” seja real é preciso que essas empresas menores invistam em uma boa estratégia de marketing digital, voltada para seu público e que traduza a sua identidade, com objetivos claros e bem definidos, respeitando os recursos financeiros disponíveis. As grandes empresas possuem grandes times e estruturas, além de maior orçamento e espaços em sites e outros meios digitais populares. Daí a importância de uma consultoria profissional para acertar em cheio na estratégia de marketing a ser implementada nas pequenas empresas.

Abaixo segue algumas dicas que são essências a pequenas empresas.

1 – Faça um Plano de Marketing prático.

Um planejamento de marketing é tão importante quanto qualquer outro. Pesquise as oportunidades, crie seu perfil nas redes sociais , onde seu público está. Você precisa conhecer seu cliente, descobrir quem ele é e o que ele quer, o que busca da sua marca, quais são suas expectativas. Assim você conseguirá planejar uma estratégia para o público certo, que se interessa pelo seu produto. A internet possibilita ter esse contato direto e próximo entre empresa e consumidor.

2 – O e-mail marketing não está obsoleto.

O e-mail pode ter ficado esquecido por algum tempo e muitos acreditam que ele não é mais útil, no entanto, ele é uma ótima ferramenta de marketing digital e ainda é a forma mais usada das empresas chegar até seus clientes.

Você tem uma lista de e-mails e algo precisa ser feito em relação a isso, e por que não enviar conteúdo relevante e padrão para o maior número de pessoas? Claro que seguindo uma estratégia e sabendo reconhecer a necessidade de cada potencial cliente.

3 – As redes sociais estão na moda e vão ficar por um bom tempo – Marque presença online sempre.

Por permitirem uma conexão direta entre empresas e clientes as redes sociais precisam ser alimentadas com conteúdos interessantes, assuntos que valorizem a sua marca, mesmo que a empresa não seja tão reconhecida inicialmente. Um bom objetivo traçado, conteúdos planejados, atualizações constantes e feedbacks, seguido de monitoramento constante das mídias sociais qualificarão sua empresa no ambiente digital.

4 – Use o Google Ads (ou links patrocinados)

Não existe uma estratégia de marketing digital sem falarmos de anúncios patrocinados.

De uma forma geral esse tipo de anuncio é diferente dos anúncios tradicionais, pois inicialmente ele não tem o objetivo de vender e sim de catalisar o tráfego, atrair potenciais clientes para o conteúdo produzido e para a empresa.

Tenha em mente que um conteúdo bom, que saiba traduzir o que o seu consumidor quer, levará a um tráfego orgânico. Os anúncios devem ser usados para alcançar potenciais consumidores e reconhecimento da marca.

5 – Pense em vender benefícios e não apenas produtos.

Pode ser que, no início das buscas por potenciais clientes, estes não estejam totalmente interessados em comprar o que você oferece. É nesse momento que você precisa focar em mostrar para ele os benefícios de comprar seu produto ou de trabalhar com sua empresa.

A impressão de um cliente sobre sua empresa é tão importante quanto à satisfação dele com produto em si.

Dessa forma, é possível criar vantagem competitiva, explorar suas campanhas para gerar engajamento positivo de sua comunidade online.

 6 – Conheça o funil de Vendas

O Ads vai levar o seu potencial cliente até você, e o que você deve fazer após isso dependerá do estágio em que cada um de seus clientes estará.

Se ele entrou no seu site ou em uma de suas mídias, o primeiro passo a ser tomado é pensar em formas de fazê-lo compreender a importância do seu produto para ele, sem citar o produto diretamente.

De maneira simplificada, o funil de vendas funciona como isca para atrair o cliente para a compra.

 7 – Tome cuidado com o desconhecido.

O marketing digital parece fácil de ser aplicado, mas não é bem assim. Por vezes empreendedores e microempresários que se frustaram no ambiente digital se afastam da internet por falta de informação ou assessoria. Repensar na forma de como aplicar uma estratégia de marketing e buscar informações sobre isso pode ajudar a implantar uma estratégia de marketing digital que condiz com a sua empresa.

Uma empresa de marketing digital especializada ajudará em suas dúvidas, na hora de traçar a melhor estratégia para a sua empresa e principalmente auxiliará na execução precisa dessa estratégia.

 Isso economiza tempo e recursos do seu negócio, que não precisará contar com um grande departamento de marketing dentro da empresa para monitorar e operacionalizar as estratégias de marketing, quando há uma empresa terceirizada que cuida de todo o processo para você.

Nós da Ato Identidade Digital oferecemos todos o suporte que a sua empresa precisa para ingressar e/ou alavancar a estratégia de marketing. Identificamos o público-alvo, produzimos conteúdo e gerenciamos suas mídias, apresentando relatórios mensais para que possa visualizar os resultados.

Esperamos que as dicas tenham ajudados a você micro e pequeno empreendedor a entender como é importante para a sua empresa estar online.

 

Por Nathalia Favareto

Analista de Marketing Digital na Ato Identidade Digital

Referências

Digitalks

Odig Digital Experts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s