Composição do Texto Digital

Os textos digitais são mensagens feitas pelas organizações para se comunicar com seu público, seja através de um blog, mídias sociais e até mesmo anúncios. A composição do texto digital dever ser clara e organizada para solucionar os principais problemas da sua persona.


O texto feito para blog ou postagem deve buscar responder as principais dúvidas que seu público possa ter, e a composição deve ser feita de forma clara e organizada. Pensando nisso devemos considerar aquela velha estrutura de texto que aprendemos na escola: começo (Introdução), meio (Desenvolvimento) e fim (Conclusão), além de um título explicativo.

Para ser corretamente indexado no Google, a composição do seu texto digital terá que ter mais de 300 palavras obrigatoriamente. Com menos palavras que isso, a qualidade do SEO (Search Engine Optimization) é menor, sendo assim, menor também será a probabilidade de o texto ser ranqueado pelo sistema do buscador. Outro ponto de atenção é a coerência do texto. De nada adiantará escrever um texto com 1000 palavras se o conteúdo não fizer sentido, e utilizar técnicas como “encher linguiça” não darão credibilidade a seu blog.

Existem ferramentas que o Google utiliza para analisar o tempo gasto pelos usuários nas páginas em que acessam, e quanto maior esse tempo mais relevante é seu conteúdo para o ranqueamento do Google. Segundo a gigante da tecnologia, textos entre 500 a 2000 palavras são os que fazem os usuários permanecerem mais tempo nas páginas, aumentando sua qualificação.

Como eu escolho os assuntos?

Os assuntos devem ser baseados no conhecimento e know-how da empresa e pessoa que irá escrever as matérias e nas principais dúvidas e interesses do público definido. Seguem algumas dicas:

1- Conheça a sua Persona

Conhecer o perfil dos clientes e consequentemente dos leitores faz com que a empresa saiba qual a linguagem mais adequada a ser utilizada no desenvolvimento dos textos.

2- Identifique as dores do seu público-alvo

Saber os interesses, dúvidas e “dores” dos consumidores do seu produto ou serviço facilitam o processo de seleção dos assuntos a serem desenvolvidos. Lembre-se sua empresa sempre focará em ajudar a persona sanar suas dores. Isso agregará valor para a marca.

3 – Defina suas palavras-chave

Existem palavras que sempre devem aparecer nos textos, pois definem seu negócio, produto ou setor de atuação, e são mais buscadas pelo seu público-alvo, as chamadas palavras-chaves. Utilize ferramentas que mostram as palavras que seu público mais busca, como o Google Trends e outras igualmente eficientes.

Pesquisar sobre o seu negócio na internet também é uma forma de encontrar pautas e assuntos relacionados. Mas não copie, nunca! Pegue referências e personalize a redação.

Como sei se o meu texto está solucionando a dor da minha Persona?

Mantenha o foco no tema com o qual decidiu trabalhar, procure não abrir lacunas para outros assuntos, a não ser que você já tenha um outro artigo postado o qual você possa anexar. Caso contrário, mantenha o foco e desenvolva começa, meio e fim.

Releia o texto e peça para outras pessoas lerem, isso ajudará a evitar erros e obter feedbacks do conteúdo.

Não esqueça do Título e do Resumo

O título do post é o que define se as pessoas vão clicar no link do seu conteúdo ou não. Experimente colocar o seu título apenas depois de escrever o texto, para não causar uma quebra de expectativa ou o título não concordar com o assunto, sendo o mesmo indicado para o resumo.

Não se limite as regras

Não faça um texto apenas pensando na otimização e nas regras, afinal de contas, o texto é feito para pessoas lerem, se identificarem e para que o conteúdo de alguma forma as ajude a solucionar uma dor.

Crie textos voltados ao seu público no ambiente digital, ou seja, dinâmicos, objetivos e de fácil leitura!

E então, gostou das dicas de Composição de Texto? Acompanhe mais dicas como essa em nossas redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn

 

Por: Nathalia Favareto

Analista de Marketing Digital na Ato Identidade Digital

Fonte:

Comunidade Rock Content

Resultados Digitais

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