Monitoramento de Mídias: O que devo monitorar?

O monitoramento de mídias pode representar uma oportunidade de estabelecer um relacionamento com o cliente, entendendo seu problema e buscando solucioná-lo.  


Você é empreendedor, empresário, autônomo ou tem um produto ou um serviço e utiliza as redes sociais para divulgá-los. Mas você sabe analisar se sua estratégia está funcionando?

Hoje vamos falar um pouco de como monitorar seus esforços nas mídias sociais, verificar o impacto das publicações no seu público e os resultados gerados.

O que devo monitorar?

Para responder a essa pergunta é necessário primeiro saber, qual o objetivo e/ou necessidade seu ou da sua empresa. Quer mais alcance? Engajamento? Seguidores? Promover a marca?

Após isso devemos ficar atentos a algumas métricas. Vejamos

Monitore o número de novos fãs ou seguidores

Se sua página está recebendo novos seguidores é um bom começo. Não foque apenas no número de seguidores no total, mas sim quantos novos seguidores a sua página ganhou no mês. O ideal é sempre manter um crescimento maior do que no mês anterior.

Monitore sua concorrência

Ao monitorar a sua concorrência você consegue comparar o quanto tem crescido em relação a eles. Nesse caso também podem ser avaliadas quais as estratégias eles estão usando, além de pontos fortes e fracos deles no ambiente digital.

Monitore o engajamento

Taxa de engajamento compreende todos os comentários, curtidas, compartilhamentos e mensagens das publicações em relação ao alcance total. Se essa taxa estiver diminuindo, talvez seja preciso repensar sua estratégia.

Monitore o seu conteúdo

O conteúdo é essencial. Não há a necessidade de postar todos os dias e nem mesmo de divulgar somente sobre seu produto.  É preciso entender o que o seu consumidor quer ver. As postagens podem ter um conteúdo informativo, educativo ou de mercado.

Monitore as suas respostas

Responda ao seu consumidor rápido e interaja com ele. Um simples contato de um seguidor nas redes sociais pode significar uma venda ou fidelização.

O monitoramento dessas métricas podem ser realizadas através das próprias redes sociais ou por programas desenvolvidos exclusivamente para análises mais profundas.

Aqui na Ato Identidade Digital, monitoramos essas e outras métricas de nossos clientes, fornecendo relatórios de desempenho. Mande-nos uma mensagem e solicite um orçamento!


Por: Nathalia Favareto

Analista de Marketing Digital na Ato Identidade Digital


Referências:

Hotmart

Administradores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s