Final dos likes do Instagram! E agora como isso impacta meu negócio?

Saiba tudo o que precisa saber sobre o teste que oculta os likes do Instagram e o impacto para empresas e influenciadores.


Os usuários do Instagram foram pegos de surpresa no último dia 17 de julho de 2019, quando sem aviso prévio, entraram em suas contas do Instagram e não era mais possível ver o número de likes das publicações. Mesmo não passando de um teste, esse acontecimento é algo que pode se tornar definitivo.

Claro que muitos, como agências de marketing digital, empresas e influenciadores, ficam pensativos em como isso pode impactar os negócios, que utilizam a rede como divulgação de produtos, serviços e anúncios.

Então aqui vai o que realmente importa: como isso impacta os negócios?

Primeiro os likes não terminaram, ainda é possível “dar like” na foto ou assunto que curtiu, o que ocorreu foi o ocultamento dos mesmos.

E segundo a resposta de como isso impacta nos negócios é simples e não é nada assustadora: a mudança não impactará em nada em termos de estratégia digital, pois o que sempre importou em uma boa estratégia é o conteúdo relevante e de qualidade, algo que pode ser facilmente confundido ou ofuscado pela quantidade de likes.

Claro que talvez isso mude a forma de precificação de um influenciador, afinal será um pouco mais difícil saber se a pessoa “influencia” os usuários, algo que antes poderia ser medido com uma simples conta de taxa de engajamento.

Isso ainda poderá ser avaliado, afinal os comentários estão presentes e sempre foram responsáveis por mais engajamento que curtidas. Outra forma de saber se o influenciador poderá te trazer resultados é pedindo o seu Media Kit, que nada mais é que uma espécie de currículo, documento que contém as informações sobre o social influencer, empresas para qual o influencer já trabalhou ou trabalha, os números de conversão que ele tem, assim como de interação, seu perfil, interesses, público-alvo com o qual conversa etc.

A questão latente aqui é a seguinte, não se avalia uma campanha de marketing digital ou a qualidade de um conteúdo somente pelas métricas de vaidades (curtidas, comentários e seguidores). O seu investimento tem que ser baseado na proposta de conteúdo, em sua autenticidade e identificação com o público, e deve ser medido por sua relevância gerada pelas vendas, captação de leads e fortalecimento da imagem da marca. Esses pontos não tem nada a ver com quantidades de likes ou seguidores.

Por isso, O que dava certo antes, como um bom planejamento, uma estratégia, um ótimo conteúdo e autenticidade que gera relevância e autoridade no nico em que atua, continua valendo agora. Se sua empresa não estava alinhada a isso, agora é a hora de começar.

Essas métricas não serão mais vistas?

Você, dono do perfil, continuará vendo o tanto de curtidas que o seu post obteve, podendo assim ser consideradas na avaliação dos resultados. Os únicos que não poderão mais ver as curtidas serão os seus seguidores, assim como você não verá esses dados de quem você segue.

O que devo fazer agora?

Caso estava investindo em uma estratégia digital apenas para conseguir curtidas e seguidores é hora de reavaliar a sua estratégia e mudar o foco e seus objetivos.

Agora, mais do que nunca, seu conteúdo tem que chamar a atenção, impactar, conversar com o público e ser visualmente atraente. Os comentários que antes já eram importantes agora se tornam ainda mais, afinal, em uma época que o tempo parece tão escasso, alguém só comenta em publicação se for algo relevante.

Por fim…

Todos concordamos que o final dos likes irá proporcionar uma sociedade mentalmente mais saudável, sem comparações, exposições desnecessárias e conteúdo irrelevante nos feeds das redes sociais.

Invista na geração de conteúdo de sua empresa e marca que não dificilmente errará. Nenhum negócio na história será alavancado por métricas de vaidade, assim como nenhum grau de felicidade deveria estar ligado a quantos likes ou seguidores você ou sua empresa possuem.

Lembrando que ocultar os likes, é apenas um teste, por enquanto, e se esse teste do Instagram passar, a única coisa que terá que ser feita é um ajuste na percepção do que é realmente na internet e nas redes sociais, o conteúdo, que continua sendo rei, e que transmitir informações, ser autênticos e agregar valor é o que faz a diferença, e não ser apenas ser influenciado por números que já não mostravam relevância para qualquer negócio.

Veja também nosso artigo sobre: A compra de seguidores no Instagram

Por: Nathalia Favareto

Analista de Marketing Digital na Ato Identidade Digital

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s