Concorrência digital: Você sabe como se posicionar no mundo digital?

Conhecer quem são os seus concorrentes e os movimentos deles, principalmente no ambiente digital, é essencial para descobrir quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio e assim montar uma estratégia de marketing digital eficaz para a sua empresa.


Com as redes sociais, a competição entre marcas ficou muito mais aberta e democrática. Abrem-se inúmeras oportunidades e vantagens quando uma empresa passa a divulgar seus produtos e serviços online. Todo mundo que gera conteúdo está disputando espaço e atenção no ambiente digital. Mas saiba que o conteúdo criado é distribuído principalmente ao público que mostra mais interesse pelo o que sua página ou perfil oferecem. Ou seja, nem todos os que curtem a sua página ou seguem seu perfil conseguem visualizar suas publicações. Você sabe por que isso acontece?

Já imaginou se você visse apenas as publicações das empresas e marcas que você segue ou curte? Provavelmente seu feed pareceria mais uma vitrine de anúncios e você não conseguiria ver as atualizações de seus amigos. Por isso o alcance das empresas é restrito no mundo digital, pois a competição por espaço é infinita e há a necessidade de organizar as milhares de informações que nos são enviadas a cada segundo.

Se você começar a reparar no seu feed de notícias verá que aparecessem publicações de marcas e amigos com os quais você interage mais, é assim que os algoritmos “controlam” a situação.

Como alcançar mais pessoas nas redes sociais?

Não há uma fórmula mágica para aparecer no perfil de todos os que seguem sua página. As estratégias envolvendo anúncios são ótimas opções para se chegar ao público(persona) que tem interesse na sua marca, no entanto, é necessário ter um planejamento para direcionar as ações.

Colocar em prática boas estratégias em meio a essa explosão de informação é o que fará a diferença para o seu negócio. Ter um conteúdo relevante, que agregue valor ao seu produto ou serviço, compartilhando com o usuário aquilo que ele quer ver e necessita. É nesse momento é que o marketing de conteúdo faz a diferença.

Ok, parece complicado, mas não é! Com um bom planejamento e conhecimento do seu público fica fácil entender o que eles desejam. Você também pode fazer as seguintes perguntas durante o processo.

  • Para quem eu estou divulgando meu produto?
  • Quem costuma adquirir meu produto ou serviço?
  • Qual comunicação eu vou adotar? Qual a forma de se expressar?

As respostas para essas perguntas podem indicar um bom caminho a ser seguido.

Para entender melhor o seu cliente e qual conteúdo que mais o atrai nossa dica é fazer testes. Isso mesmo, a internet oferece essa opção de testes por mensuração de resultados instantaneamente. Você também pode pesquisar o que seu concorrente está fazendo e que tipo de conteúdo está postando. No entanto lembre-se de não copiar o conteúdo, apenas pegue referências do concorrente e as aprimore, afinal conteúdo diferenciado e que agrega valor é o que irá fazer com que sua marca seja notada em meio a concorrência democrática do ambiente digital.

Tipos de conteúdo

Há vários tipos de conteúdo que você pode escolher, listamos alguns.

Conteúdo educativo

Aquele que informa e ensina algo sobre seu produto ou serviço.

Conteúdo divertido

Sempre aborda imagens ou histórias engraçadas que sejam capazes de entreter o usuário

Conteúdo visual

Infográficos e tabelas visuais são geralmente muito eficientes para apresentação de dados.

Conteúdo inspirador

Traz histórias de vida, citações ou depoimentos. Eles são muito bem recebidos pelo público pois as pessoas compartilham com o intuito de ajudar ou aconselhar o próximo.

Conteúdo de conversão

Conteúdo para gerar leads (potenciais clientes). Estes podem gerar oportunidade de negócios para sua empresa.

Para saber mais sobre os tipos de conteúdo veja nosso post sobre Qual conteúdo postar.

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Por Nathalia Favareto

Analista de Marketing Digital na Ato ID

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