Planejamento de Marketing Digital: Por onde começo?

O planejamento de marketing digital deve começar primeiro com o entender sobre seus consumidores no ambiente digital e fora dele, as necessidades do mesmo, em conjunto com o objetivo da empresa. Sendo assim, o planejamento pode ser voltado para a marca, produto ou serviço.


Muito tem se falado em Marketing Digital e em como utilizá-lo para divulgação e venda de produtos ou serviços. Hoje todos estão conectados, e não estar presente nas redes sociais significa estar distante do seu cliente.

Os clientes buscam e saciam suas necessidades de consumo através do ambiente online, e nesse contexto e o objetivo do marketing digital é ir ao encontro dessas necessidades. Para isso, é de suma importância um bom planejamento estratégico.

O ambiente digital é palco de dinamismos e mudanças repentinas, tornando-se natural para quem está pensando em começar um planejamento de marketing digital ficar um tanto quanto perdido, sem saber por onde começar ou como colocar a estratégia em prática. Por isso, trouxemos cinco etapas básicas que achamos necessárias para começar a construir um bom planejamento de marketing online.

1 – Conheça seu público-alvo – Crie sua Persona

Conheça seu público-alvo, o que ele gosta, a faixa etária, estilo de vida, etc… É mais fácil pensar em uma estratégia online quando entendemos o que o público pensa e espera da marca.

Em cima disso crie sua Persona (Personas são personagens semifictícios que representam o cliente ideal da sua empresa), assim você saberá como e com quem pretende se comunicar, facilitando o planejamento de suas campanhas e ações, uma vez que você entenderá para quem vender.

Como montar a Persona?

A persona é criada através de pesquisas, questionários e entrevistas com o público e clientes reais.

Compilados os dados, o próximo passo é identificar as principais características em comum e “montar” um personagem.

2 – Crie um plano, escolha a equipe e desenvolva um cronograma.

Quais são seus objetivos? Vender mais? Atrair Clientes? Divulgar seu produto ou serviço?

Comece entendendo o seu negócio e o que você espera como resultado de uma estratégia online, defina a equipe que será responsável por colocar tudo em prática e prazos tangíveis. Os resultados do planejamento e estratégia online são de médio a longo prazo e, para atingir o objetivo, devemos ter em mente que leva tempo, além de exigir dedicação e paciência. Por isso ter um cronograma com as metas, números a serem alcançados e datas é essencial.

3- Conheça qual a situação da sua empresa no mercado (concorrentes)

Comece pesquisando quem são seus principais concorrentes, conheça eles, veja como eles trabalham. Pense em um planejamento online tendo em vista um grande número de concorrentes com os quais terá que lidar; lembrando que só de planejar você já estará à frente de muitas outros que não tem essa preocupação.

Faça uma análise do seu próprio negócio no ambiente digital e mergulhe a fundo em seu mercado-alvo. Seja realista no levantamento, pois isso trará mais clareza para seu planejamento. Conrado Adolpho, autor do livro “Os 8Ps do marketing digital”, diz que 5 perguntas podem ser feitas por quem pretende fazer o planejamento de marketing de sua empresa: Em qual negócio eu estou?

 Em qual negócio eu quero estar?

 O que eu faço de melhor?

 Como quero ser percebido pelo mercado?

 O que é fundamental para minha empresa ter êxito no mercado?

4 – Crie um site e um blog

O site é a identidade do seu negócio, ele traz credibilidade e é um ponto de referência onde podem te encontrar. Atrele ao site um blog com informações e notícias relevantes dentro da sua área de atuação, ele funcionará como um complemento. O site é como uma página institucional, voltada para informações da empresa, produtos, serviços, contatos, etc. Já o blog é um canal que pretende transmitir informação e mostrar conhecimento para o consumidor.

Como já dito antes, as pessoas estão online e conectadas em pelo menos uma rede social. Pense em algum conhecido que não esteja presente em alguma rede social hoje: até existe, mas são poucos. Então se você deseja alcançar a maioria você precisa ter uma conta onde seu.

5 – Esteja presente nas redes sociais.

público está.  Para isso use a Persona identificada, pois ela te fornecerá dados que permitem localizar tais redes. Crie uma conta e marque presença, criando conteúdo relevante, sempre focando na Persona.

Aqui é sempre importante lembrar de monitorar o que foi anunciado e acompanhar resultados. Existem várias ferramentas de monitoramento, escolha uma que mais se aproxima do que busca.

O monitoramento é importante para saber se a sua estratégia está funcionando, ele mostra os pontos que podem ser melhorados e quais estão indo bem.

Processos executados pela Ato ID.

Aqui na Ato Identidade Digital analisamos seu mercado, a sua colocação em sites de busca, redes sociais e em relação aos seus clientes, identificamos seu Consumer Persona e em cima disso traçamos um planejamento de marketing digital alinhado ao que você e sua empresa procuram. Montamos uma estratégia e mãos à massa! O acompanhamento e análise dos resultados e métricas pode deixar com a gente.

Este passo a passo é uma pequena parte muito importante da estrutura do planejamento de marketing digital e contém processos essenciais para conhecer melhor o seu mercado e público-alvo.

Solicite um orçamento, podemos te ajudar!

 

Referências:

Fonte: Marketing de Conteúdo

Fonte: Lahar

Fonte: MultiVias

Por: Nathalia Favareto

Analista de Marketing Digital na Ato Identidade Digital

 

 

 

 

 

3 comentários em “Planejamento de Marketing Digital: Por onde começo?

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